Quem costuma achar que a eleição majoritária sempre atrai mais interesse que a escolha dos parlamentares vai ficar surpreso com o resultado de Natal neste ano.
É que a eleição para vereador no último dia 6 acabou atraindo mais engajamento que a de prefeito nas urnas.
Enquanto o pleito para a Câmara Municipal registrou mais de 397 mil votos válidos, a corrida para a Prefeitura contabilizou a participação de 388 mil eleitores. Ou seja, a eleição de prefeito teve quase 10 mil votos a menos.
No universo total, até que a quantidade não é expressiva. Mas chama a atenção porque a campanha de prefeito geralmente repercute mais entre o eleitorado.
Uma explicação para essa diferença pode estar no número de candidatos. Foram seis concorrentes ao Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo, e 434 às cadeiras do Palácio Padre Miguelinho, casa do Legislativo.
O restante pode estar na conta da capacidade de engajamento dos candidatos, sendo muito mais numerosos os postulantes à Câmara Municipal.
Natal teve neste ano 575 mil eleitores aptos a votar. Número maior que o de quatro anos atrás, quando foram 560 mil inscritos na Justiça Eleitoral.