Na terça-feira, 4 de outubro, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, divulgará o edital dos processos seletivos de vagas disponíveis e cadastro de reserva das escolas gratuitas, referente ao ano letivo 2023. Essas escolas são mantidas pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), em que os alunos têm acesso ao ensino, fardamento, alimentação e material escolar, em Natal (Zona Norte) e Macaíba.
Neste caso, as vagas são para o Nível IV (4 anos) da Educação Infantil e cadastro de reserva para o Nível V (5 anos) e do 1º ao 5 ao ano do Ensino Fundamental, na Escola Sesc Macaíba. Enquanto que na Escola Sesc Zona Norte, as vagas são para Ensino Fundamental, no 1º Ano, e cadastro de reserva do 2º ao 5º ano.
Essas matrículas são presenciais e destinadas prioritariamente às pessoas de baixa renda e aos trabalhadores e dependentes do comércio de bens, serviços e turismo. Também, aos estudantes da rede pública ou privada, desde que na condição de bolsista, com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.
O calendário das inscrições acontece entre os dias 13 e 21 de outubro, presencialmente nas unidades Macaíba e Zona Norte, e cadastro de reserva entre 24 e 28 do mesmo mês. O resultado sai no dia 16 de novembro. A efetivação da matrícula deve acontecer entre 5 e 8 de dezembro de 2022, também de forma presencial na unidade selecionada.
No dia 17 de outubro, será divulgado o edital do processo seletivo das escolas pagas em Natal (Potilândia), Caicó e Mossoró, com período de inscrição e cadastro de reserva acontecendo ao mesmo tempo, entre 24/10 e 4/11. Todas as informações necessárias no ato da matrículas e condições devem ser consultadas via edital, disponível no site sescrn.com.br, nas datas divulgadas.
Escola Sesc RN
Atualmente, o Sesc RN mantém sete escolas no estado, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando cerca 2.000 alunos matriculados no ano letivo 2022. Entre os diferenciais, destacam-se, o acompanhamento pedagógico dos estudantes, a qualidade técnica dos profissionais, e a metodologia que segue as diretrizes educacionais do Ministério da Educação.