Participações de aliados também marcaram os eventos que oficializaram a posse de Paulinho Freire na Prefeitura de Natal. Isto aconteceu em dois momentos: na solenidade de posse promovida pela Câmara Municipal e no ato que simbolizou a transmissão de cargo, do agora ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para o sucessor.
Na cerimônia da posse, a vereadora, primeira-dama e futura secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Nina Souza foi chamada a discursar em nome da Câmara Municipal. Ele adotou um forte tom político, em que fez saudações a Álvaro Dias, mencionando a participação decisiva do líder do Republicanos na campanha que elegeu Paulinho.
Um gesto, aliás, que o próprio Paulinho fez questão de enfatizar, tanto no Teatro Riachuelo (local da posse) quanto no Palácio Felipe Camarão (onde recebeu do aliado a chave simbólica da cidade).
E, no dispositivo montado em frente à sede da Prefeitura, na rua Ulisses Caldas, foi a vez de Álvaro Dias discursar para o público. Ele fez um pronunciamento com extensa prestação de contas das suas principais ações e obras.
Dentre os pontos que mais ganharam relevo no discurso dele, estavam a modernização propiciada pelo Plano Diretor, a revitalização da praia de Ponta Negra (com a obra de engorda que caminha para o fim e classificada por ele como “a maior obra física da história de Natal”), a construção do Hospital Municipal, do Complexo Turístico da Redinha e da requalificação da avenida Felizardo Moura, todas entregues total ou parcialmente no fim da sua gestão.
Álvaro Dias também mandou recados políticos, incluindo o que deixou para o final, afirmando que “2026 está logo ali”. Uma referência à possibilidade de uma candidatura majoritária na próxima eleição. O ex-prefeito é cotado para disputar o Governo do Estado. Tanto que foi saudado por populares ao coro de “governador” nas duas solenidades.
O próprio Paulinho Freire fez citações indiretas à possível candidatura do aliado, sobretudo quando sugeriu, no discurso da rua Ulisses Caldas, que Álvaro “tirasse um tempo de descanso, mas voltasse logo, para fazer o que mais gosta: política e trabalhar pelas pessoas”.
O novo prefeito afirmou ainda estar aberto a receber, ao lado de Joanna Guerra, sugestões do antecessor para a administração. Ele novamente agradeceu a Álvaro pelo legado deixado e prometeu dar continuidade aos projetos em andamento, garantindo que “Natal seguirá no caminho do progresso”.
Joanna Guerra também discursou no evento da transmissão do cargo. Ela disse ser grata pela confiança em seu nome, tanto da parte de Álvaro quanto da de Paulinho e reiterou estar pronta para ajudar o agora prefeito na administração.
Terá oportunidade de fazer este trabalho a partir de hoje.