O presidente Lula estará nesta quarta-feira (16) em Natal. Será a primeira participação do líder petista na campanha local. Ele vem para emprestar seu capital político à aliada Natália Bonavides (PT), que enfrenta Paulinho Freire (União) no segundo turno do pleito.
Ausente de todo o primeiro turno não apenas em Natal, mas em praticamente todo o Brasil, Lula mudou de ideia. Ele resolveu participar da agenda eleitoral de Natália, de outras três capitais em que o PT disputa o segundo turno (Fortaleza, Porto Alegre e Cuiabá) e também de São Paulo, em favor da candidatura de Guilherme Boulos (PSOL).
O comício estrelado por Lula será realizado na Zona Norte, ao lado da Área de Lazer do Conjunto Panatis, a partir das 19 horas. Deverá ser a única participação do presidente na sucessão natalense. Uma aposta final para tentar alavancar o projeto petista de tentar chegar à Prefeitura.
Lula e Natália, porém, não estarão sozinhos nesta noite de movimentação política. Paulinho Freire também vai reunir seus aliados e promover um comício para reunir seus eleitores. Será também a partir das 19 horas, na avenida Deodoro, ao lado da Catedral. Uma resposta, claro, ao evento promovido pelo PT e por Natália Bonavides.
Sem dúvida, um contexto de medição de forças entre os dois lados adversários.
Em um tempo em que comícios são escassos, Natal terá uma noite de campanha eleitoral como há muito não se via, com os dois candidatos que disputam a fase final da eleição.