O professor e filósofo Clóvis de Barros foi a atração principal no encerramento do Congresso Sesc de Educação, que aconteceu nos dias 3 e 4 de julho, em Natal, onde importantes nomes discutiram a “Educação 5.0: Conectando Saberes, Pessoas e Tecnologias”. Esta foi a primeira edição do evento, uma iniciativa do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN.
Clóvis de Barros falou para uma plateia lotada sobre “Conceito, Atitude e Identidade”, destacando o papel do educador na escolha das ferramentas de ensino, sem esquecer dos seres humanos no processo. “A experiência foi fantástica, a generosa audiência de todos, a atenção de todos, para tratar de um tema que eu penso seja também do interesse da maioria: as questões da educação e a presença das novas técnicas no sentido do aperfeiçoamento do ensinar”, comentou.
Entre os temas debatidos em torno da Educação 5.0, destaque para a inteligência artificial, inovação no ensino, cultura da paz, cases da educação do Sesc RN, entre outros. A palestrante Iana Chan, que tratou sobre inteligência artificial generativa, destacou a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais. “Muito importante conhecer educadores de todo o país. Troca de saberes, pessoas e tecnologias, como o próprio tema do congresso propôs”, afirmou.
Já o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, celebrou a primeira edição do evento. “Este é o primeiro Congresso de Educação realizado pelo Sesc RN, o qual trazemos palestrantes de alto nível de todo o Brasil, reunindo professores, pedagogos e gestores educacionais para se aprimorar, conhecer e discutir a Educação 5.0, que é tão atual e importante”, explicou.
A secretária municipal de Educação de Natal, Cristina Diniz, esteve presente na noite de abertura e parabenizou o Sistema pela iniciativa do Congresso e pelo tema escolhido. “Além de ser um evento que comemora os 75 anos da Fecomércio, ele fala da educação e tecnologia, algo que hoje é indissociável, não se pode mais pensar em educação sem tecnologia e nem na tecnologia sem as pessoas”, afirmou.
A iniciativa do evento se relaciona com uma política nacional do Sesc. Lucília Soares é do Departamento Nacional da instituição e veio do Rio de Janeiro/RJ para participar do Congresso como mediadora em algumas rodas de diálogo. Ela contou que o tamanho do evento coloca o Rio Grande do Norte como destaque entre outros regionais do país. “Ter um evento desse porte, com essa robustez e essa grandiosidade é um grande desafio para o regional e nós estamos muito felizes. É o fortalecimento do programa Educação do Sesc, mostrando para o Brasil a força do nosso ensino”, comentou.
O diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, que tem experiência acadêmica de mais de 20 anos, explica o propósito: “A Jornada Pedagógica, que existia até o ano passado, era um evento destinado à formação interna dos professores do Sesc, e nós resolvemos que essa formação, que era de alto nível e de grande qualidade, precisava se expandir para outros professores: da rede estadual, das redes municipais e professores da rede privada. Isto precisava ir para fora dos muros do Sesc. A ideia foi promover esse acesso a uma excelente programação a preços inclusivos. E foi um sucesso”, considerou.
E de Nova Cruz/RN, distante mais de 100 km de Natal, veio uma equipe de educadores da Escola Modelo. Marizete Soares, gestora da instituição, contou o que achou da programação. “Esse evento tem uma dimensão muito significativa para a educação, com uma programação que atendeu as diversas áreas da educação, do infantil ao ensino médio, foi fantástico. Nós voltamos para Nova Cruz reabastecidos por tanto aprendizado”, comentou.
O evento contou com o patrocínio da FTD Educação, SM Educação e Timbú Editora, além do apoio do Café Santa Clara. Quem também esteve presente nos dois dias do Congresso foi a rádio 98 FM, com transmissão ao vivo do programa Repórter 98 direto do evento.
Para todos os inscritos, será gerado um certificado de participação de 20 horas. Em breve, o documento ficará disponível no Sympla, mesma plataforma usada na inscrição.