A sucessão estadual está com seu debate antecipado como poucas vezes se viu. A um ano e meio do início da próxima campanha eleitoral, governo e oposição já estão com nomes lançados prematuramente.
O governismo, no entanto, parece estar um passo à frente no esboço de sua chapa. Para tentar manter o comando do Executivo, por exemplo, o nome disponibilizado é o do secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier.
A governadora Fátima Bezerra (PT), que passou os últimos anos se esquivando do tema, agora já fala abertamente sobre essa proposta e, mais ainda, do seu próprio projeto: voltar ao Senado.
Ela atribui sua pré-candidatura a uma estratégia nacional de eleger o maior número de senadores possível. Na verdade, a postulação ao Senado sempre foi vista como uma proposta natural para Fátima. Disputar um cargo de deputada federal, como se viu em algumas poucas especulações, nunca fez parte dos planos reais da governadora, que precisará renunciar ao seu posto atual dentro de um ano para se submeter novamente às urnas.
Há ainda a possibilidade de uma candidatura do vice-governador Walter Alves (MDB). Isto se ele voltar atrás na decisão de não disputar o Governo, após receber o cargo de Fátima. Essa é uma hipótese descartada por ele próprio, hoje. Porém, em política, os cenários mudam como as nuvens, conforme apregoa uma máxima antiga na atividade.
De toda forma, o contexto atual é de candidaturas governistas já preestabelecidas ao Governo e de uma para o Senado. Ano que vem, contudo, serão duas vagas a serem preenchidas para o Senado.
Ou seja, há uma vaga sobrando na chapa governista. A preferência junto ao núcleo político da governadora é de atrair a senadora Zenaide Maia (PSD) para ocupar esse espaço. Zenaide estará finalizando seu atual mandato e vai tentar sua recondução ao posto, mas ainda evita falar sobre seus planos.
É verdade que, em política, até como dito acima, as coisas podem mudar rapidamente. Ainda dentro desse princípio, um ano e meio é tempo para muita coisa acontecer.
Mas que o Governo já está com sua chapa praticamente montada, e com pouca margem para mudanças, isso está.