O presidente da CPI da Covid-19 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), Kelsp Lima (SDD), informou nesta terça-feira (05), em seu perfil pessoal no Twitter que o secretário do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, entrou com um pedido de Habeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça do RN para não depor a comissão que investiga as ações do Governo do Estado ao longo da pandemia. O depoimento de Gabas está marcado para acontecer nessa quarta-feira (06).
Os deputados querem ouvir explicações de Carlos Gabas a respeito da operação da compra de respiradores feitas pelo Consórcio Nordeste. Os recursos foram repassados, mas os aparelhos nunca foram entregues. O prejuízo dos cofres públicos do Rio Grande do Norte foi de R$ 5 milhões.
Kelps não poupou críticas à decisão de Gabbas de pedir o HC: “Tive notícia que o senhor Carlos Gabas, Secretário do Consórcio Nordeste, impetrou Habeas Corpus no Tribunal de Justiça do RN para não depor na CPI da COVID/RN amanhã. Que administrar os recursos do RN, mas não quer prestar contas ao Estado. Absurdo a Governadora Fátima Bezerra ainda enviar recursos para este Consórcio, sabendo que o seu gestor é acusado de desviar recursos e se recusar a prestar contas ao povo do nosso Estado. Diante da postura do diretor do Consórcio Nordeste, típica de quem fez coisa errada, vou ingressar com uma ação para que o Estado ao envie mais recursos para o Consórcio Nordeste. Pois claramente, estamos sendo lesados pela instituição”.