O conselheiro Tarcísio Costa, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), participou nesta quinta-feira (23) de sua última sessão na Corte. Isto porque, hoje, ele vai formalizar sua aposentadoria da instituição.
A aposentadoria do conselheiro vai acelerar um processo que já está em curso na Assembleia Legislativa: a disputa pela cadeira agora desocupada no TCE.
É certo que a ALRN vai indicar um deputado para a vaga. Gustavo Carvalho (PSDB) e George Soares (PV) são os dois concorrentes a ela. Gustavo conta com apoio mais forte na própria Assembleia. E George desponta como preferido da governadora Fátima Bezerra (PT) e do Poder Executivo estadual.
Os dois já estão em articulação há muito tempo para conquistar a indicação do Legislativo. Agora, a disputa entre eles vai se acirrar.
O TCE tem 30 dias para comunicar à Assembleia Legislativa a vacância do cargo. Mas isso é só formalidade. Gustavo Carvalho e George Soares já estão em ritmo de sprint final, cada um em sua raia, para ver quem chega na frente no final dessa corrida e vira conselheiro de Contas.
E a disputa não para por aí. Ao contrário, ela gera uma outra, em paralelo. É que a ida de um deputado estadual para o TCE abre automaticamente uma outra vaga, na própria Assembleia. No caso, para o suplente do deputado que se tornar conselheiro. O suplente de Gustavo Carvalho é o ex-deputado Getúlio Rêgo (PSDB), e o de George Soares é o também ex-integrante da ALRN, Vivaldo Costa (PV).
Mas esta é outra história, que virá como consequência da queda de braço entre Gustavo e George pelos votos dos colegas e com setores do Governo monitorando tudo e participando ao longe.
Com a aposentadoria de Tarcísio Costa, a sorte está lançada para os dois deputados.