Dia 26 de junho. Esta é a data projetada pela Assembleia Legislativa para a votação do nome que vai ser indicado para a vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Será antes do recesso da Casa no meio do ano, conforme revelou o deputado José Dias (PSDB), em entrevista à Jovem Pan News.
A disputa pela cadeira na Corte de Contas está entre os deputados Gustavo Carvalho (PSDB) e George Soares (PV), com o tucano recebendo o apoio de boa parte dos colegas parlamentares e o pevista tendo no Governo do Estado um aliado extra (e de peso).
O processo já mexe com os ânimos na Assembleia há algum tempo, e a disputa vai se acirrar nas próximas semanas.
A vaga em questão foi aberta semana passada, com a aposentadoria do conselheiro Tarcísio Costa. Já corre desde então o prazo de 30 dias para que o TCE comunique a vacância do cargo à Assembleia Legislativa, responsável pela indicação do nome para a cadeira.
É uma corrida que tem ainda um ingrediente extra, por envolver os suplentes dos dois deputados concorrentes. A ida de Gustavo ou George para o TCE abre automaticamente a vaga que ficará na Assembleia. O suplente de Gustavo Carvalho é o ex-deputado Getúlio Rêgo (PSDB), e o de George Soares é o também ex-integrante da ALRN, Vivaldo Costa (PV).
Tanto Getúlio, quanto Vivaldo têm interesse direto em voltar a ter mandato e também trabalham nos bastidores para defender seus candidatos — e a si próprios.
Uma queda de braço (e de votos) paralela que vai movimentar a política do Estado até o fim de junho.