Os advogados potiguares estão desde as 9 horas desta sexta-feira (12) mobilizados em Natal e no interior do Rio Grande do Norte para votar nos seus seis representantes para o Quinto Constitucional do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21). A eleição transcorre com tranquilidade e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, Aldo Medeiros, ressalta o clima harmônico entre os advogados.
A grande participação dos advogados demonstra o acerto da OAB em escolher a forma mais democrática para compor a lista com os seis nomes que serão enviados ao TRT. Os advogados se sentem mais prestigiados e o processo também traz uma qualidade melhor na indicação, porque promove a consulta direta às diferentes vertentes da advocacia, com diferentes visões para a escolha de um bom julgador. As pessoas que serão escolhidas aqui certamente reunirão as maiores características que nós, advogados, entendemos como úteis em bem conduzir um litígio, avaliou o presidente da OAB/RN. Ele complementa: Estamos muito felizes, fomos diligentes na propositura das normas eleitorais e desejamos que até o final do dia continue esse sentimento harmônico entre os advogados.
A eleição promovida pela OAB/RN para a formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional do TRT21 tem quase 6.000 advogados aptos a escolher os seis nomes para a vaga aberta de desembargador trabalhista. São 23 os advogados que disputam a inclusão na lista sêxtupla. A votação acontece em 26 seções instaladas em Natal e nas sedes das sete Subseccionais no interior do Estado.
O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, juntamente com a diretoria da instituição, acompanha a movimentação no Campus da Universidade Potiguar (UnP) da avenida Engenheiro Roberto Freire, onde a eleição acontece em Natal.
A votação do Quinto Constitucional do TRT21 será encerrada às 17 horas em todas as seções. O processo coordenado pela OAB/RN está contando com urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). A expectativa da comissão eleitoral da OAB é que a apuração dos votos e o anúncio do resultado estejam concluídos em até uma hora e meia após o fim da votação.
Confira abaixo o que dizem alguns dos candidatos à lista sêxtupla
Augusto Maranhão
“Tivemos uma campanha intensa. Foram 60 dias de muito trabalho e hoje estamos aqui coroando este momento democrático, livre e ético que é a eleição da lista sêxtupla para a definição do representante da advocacia na corte do TRT/21. A OAB/RN está de parabéns pelo modo que tratou o sufrágio e conclamo a todos os advogados a comparecem aos pontos de votação para exercerem o seu direito”.
Antonino Pio
“A advocacia potiguar vive um momento salutar. É chegada a hora da definição da lista sêxtupla para a indicação do representante da classe no Tribunal Regional do Trabalho. A expectativa é que a nossa categoria selecione profissionais que têm ligação com a causa trabalhista, militem nessa seara do direito e conheçam de perto o metiê do dia a dia da nossa corte do trabalho”.
Rodrigo Menezes
“É uma oportunidade de agradecer aos candidatos que se propuseram a entrar na disputa, agradecer a advocacia potiguar que entendeu a importância desse pleito e agora é aguardar o resultado na certeza que fizemos um bom trabalho e torcendo para que a democracia saia vencedora no final de tudo”.
Marisa Almeida
“É um dia de extrema importância para toda advocacia potiguar. Quero reforçar o convite a todos os profissionais advogados que compareçam e escolham os seus nomes. Estou muito confiante de que o nosso nome estará na lista sêxtupla em virtude da campanha propositiva que fizemos, pela nossa história de trabalho em favor da justiça”.
Lúcia Jales
“Venham votar. Precisamos aproveitar a oportunidade dessa escolha ser feita de forma direta, fortalecendo toda a categoria. Todos os candidatos tem a esperança de compor a lista sêxtupla e nós não somos diferente. Estou otimista e acredito que ao final do processo conquistaremos o objetivo”.
Marcelo Barros
“Hoje é um dia especial para a advocacia do Rio Grande do Norte que tem a chance de escolher seis nomes para representar a categoria no TRT/21. Fiz o que estava ao meu alcance ao longo da campanha e o carinho recebido aqui nos corredores do local da votação renova as minhas esperanças. Vamos esperar o resultado no final do dia com muito otimismo”.
André Saraiva
“Tivemos uma caminhada integra, ouvindo os anseios dos advogados e todos foram unanimes ao pedir respeito as prerrogativas da advocacia e um maior acesso. Firmei este compromisso ao longo da campanha e agora é conclamar toda a categoria para participar do sufrágio e legitimar a esse processo e fortalecer a classe em nosso estado”.