A capital potiguar ganhou nesta quarta-feira (08) mais 80 novas mudas de árvores de espécies nativas que foram plantadas na região próxima à Árvore do Mirassol, na Zona Sul, e em toda extensão da avenida Roberto Freire. A ação é mais uma iniciativa do programa Planta Natal e foi acompanhada pelo prefeito Álvaro Dias, que fez o plantio de uma muda de craibeira. O programa também fortalece as ações desenvolvidas com parceiros e por meio de doações.
Desde o início dos plantios até hoje, a cidade já conta com 4.000 novas árvores em todas as regiões. As ações se intensificaram nas últimas semanas. No período de 31 de março até esta quarta-feira, foram plantadas 486 mudas de espécies como oitis, aroeiras, pau-brasil, craibeiras, pajeús, ipês, jucás e patas de vaca.
Outro ponto importante do projeto é a participação da sociedade. Quem quiser, pode adotar áreas de plantio, bem como pode ajudar com a doação de garajaus e tutores, que são estruturas utilizadas para proteger as mudas em seus estágios iniciais de crescimento. “A contribuição da sociedade é muito importante para avançarmos com o Planta Natal. Solicitamos que os interessados entrem e contato e participem, já que essa é uma causa benéfica para todos”, afirma a coordenadora do projeto, Danielle Mafra. A rede de supermercados Nordestão, por exemplo, doou 60 garajais para o programa.
O contato para os interessados pode ser feito pelo e-mail: plantanatal@natal.rn.gov.br. Os garajais de madeira são confeccionados pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) com o material coletado em toda a cidade. A Prefeitura também iniciou uma campanha para receber cabos de vassoura, que serão utilizados como tutores nas mudas. “O cidadão pode deixar o cabo de vassoura que não irá mais utilizar ao lado dos sacos contendo o lixo doméstico que o pessoal da Urbana vai recolher e destinar para o programa”, aponta a coordenadora do Planta Natal.
A tecnologia é outra grande aliada do Planta Natal. Em algumas mudas, foram instaladas placas com a tecnologia de georreferenciamento através do QR-Code para o cidadão obter informações a respeito da espécie plantada, suas características, a data do plantio, e outras questões. Além disso, no site www.plantanatal.com.br os interessados podem conferir um histórico com as ações de plantio, assim como detalhes e dicas de plantio, quais as melhores mudas para serem plantadas e um painel onde se confere em tempo real quantas mudas foram plantadas na cidade desde o início do programa.
“Em meio a essa pandemia da Covid-19, estamos trabalhando também em outras frentes para melhorar a qualidade de vida do cidadão. O Planta Natal é um projeto ousado que implementamos e estamos atingindo uma marca bem expressiva até o momento. O plantio dessas mudas é fundamental para a atual e para as futuras gerações, pois reduzem a velocidade dos ventos, aumentam a umidade, que refresca o ar das cidades, amenizam a poluição atmosférica e acústica, além de protegerem o solo e a fauna. A ação, além do benefício estético, trará conforto térmico para a cidade, favorecendo cada vez mais a valorização das pessoas”, detalhou Álvaro Dias.