Já está disponível a nova versão da Carta de Serviços ao Cidadão do Ministério Público Federal (MPF). Desenvolvida pela Ouvidoria do MPF em conjunto com a Secretaria Jurídica e de Documentação (Sejud), a publicação, além do seu novo layout, mais amigável e didático para o cidadão, traz a descrição dos principais serviços oferecidos pela instituição, as formas de acessá-los e o padrão de qualidade de atendimento que se busca. Na prática, é uma orientação ao público sobre como, quando, onde e em que situação utilizar os serviços disponibilizados pelo MPF. O documento é um instrumento de transparência que busca atender com eficiência e efetividade às demandas da sociedade sobre diversos assuntos.
A principal novidade que a carta traz é a forma de usar os serviços disponibilizados pela instituição (recebimento, análise e tratamento de reclamações, representações, críticas, sugestões e elogios). A partir de agora, os interessados terão acesso ao Formulário Eletrônico no aplicativo ou no site MPF Serviços e não mais no Portal do MPF.
O MPF Serviços é o principal canal de comunicação com o Ministério Público Federal e reúne os serviços prestados pelo órgão à sociedade. A ferramenta pode ser acessadapela internet ou pelo aplicativo, disponível para download na Google Play e na Apple Store. Pelo MPF Serviços, é possível ter acesso a formulários para representações, reclamações, críticas, sugestões e elogios, além de realizar pesquisa processual e acessar dados da Lei de Acesso à Informação (LAI), além de permitir aos usuários enviar documentos e acompanhar o andamento de processos e manifestações.