O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (3), às 10h, a sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2020. A cerimônia marca o início das atividades jurisdicionais após o recesso forense. Nesse período, as questões urgentes submetidas ao Tribunal foram analisadas pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e pelo vice-presidente, ministro Luiz Fux.
A solenidade contará com a presença de autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo, do Ministério Público Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que poderão usar da palavra. O roteiro prevê a execução do Hino Nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais, seguida de discurso do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participa da solenidade.
A sessão não prevê julgamentos e será transmitida ao vivo pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube. As sessões plenárias ordinárias de julgamento serão retomadas na próxima quarta-feira (5).
Acesso
Em razão das obras de restauração de esquadrias do edifício-sede do Supremo, onde está localizado o Plenário, a entrada de autoridades será feita pela garagem (Anexo 1). O público em geral terá acesso pela portaria do Anexo 1 (térreo).