O Senac RN, instituição do Sistema Fecomércio RN, agora é signatário do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, concedido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. A iniciativa une empresas públicas e privadas comprometidas com a ética, transparência e o combate à corrupção.
Ao se tornarem signatárias do pacto, as empresas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente.
Além disso, elas se comprometem a vedar qualquer forma de suborno, trabalhar pela legalidade e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.
“Esse é mais um passo que reafirma o nosso compromisso com a educação de qualidade, com responsabilidade social e com os valores que acreditamos. O Senac RN agora assume a postura de integridade e transparência perante as empresas parceiras, bem como a população assistida por projetos e ações que desenvolvemos”, afirmou o diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta.
Sobre o Pacto
Inspirado em experiências anteriores bem-sucedidas, como os pactos empresariais de combate ao trabalho escravo e pela erradicação do trabalho infantil, o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção começou a ser desenvolvido em 2005.
Uma série de entidades participaram de sua criação, entre as quais o Instituto Ethos, a Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), o Fórum Econômico Mundial e o Comitê Brasileiro do Pacto Global.
No Brasil, mais de 1.000 empresas aderiram ao pacto. A cada ano, as signatárias participantes devem preencher o Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção, uma plataforma digital que monitora continuamente, a execução dos compromissos assumidos.
Ao todo são 14 indicadores, que servem de ferramenta para que as empresas possam avaliar e aprimorar seus programas de integridade.