O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já está no Rio Grande do Norte. Ele chegou em Natal na noite desta quinta-feira (10) e vai lançar nesta sexta-feira (11) o movimento “Rota 22”, que congrega agendas políticas dele e do seu partido pelo Nordeste e, de quebra, vai medir como anda a sua força eleitoral na região.
A largada da mobilização bolsonarista está programada para 7 horas desta sexta, com concentração de seus apoiadores, na avenida Engenheiro Roberto Freire, altura do CCAB Sul.
A partir daí, o ex-presidente e o senador Rogério Marinho (PL) comandam um comboio que partirá rumo ao interior. Estão previstas paradas em Tangará (degustar os pastéis locais), em Acari (onde visita a Cidade da Moda) e Jucurutu (visita à Barragem de Oiticica, inaugurada há menos de um mês pelo arquirrival Lula).
A caravana de Bolsonaro termina o dia na região Oeste. Às 18 horas, ele participa de seminário partidário em Pau dos Ferros e de um jantar no município de Tenente Ananias, na casa do deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL).
A agenda de Jair Bolsonaro nesta vinda ao RN será encerrada no sábado (12) com visita ao município de Major Sales, onde o ex-presidente vai conhecer o Túnel Major Sales, parte do Ramal do Apodi, ligado ao projeto de integração do Rio São Francisco.
Ou seja, em forma e conteúdo, a agenda montada por Rogério Marinho para Bolsonaro se configura como uma programação típica de pré-campanha eleitoral.
A chamada Rota 22 não deixa de ser, também, um palanque para Jair Bolsonaro buscar apoio popular ao seu nome, no momento em que acabou de se tornar réu no Supremo Tribunal Federal. Ele vai ser julgado pela acusação de coordenar um plano de golpe de Estado contra o Brasil.
Suas novas incursões pelo RN e pelo Nordeste são, portanto, uma tentativa de testar seu capital político em uma região normalmente contrária e resistente a ele.