O secretário de Finanças de Natal, Marcelo Oliveira, reuniu secretários, adjuntos e servidores da Prefeitura com o objetivo de apresentar o Portal Directa 5.0 e sua importância estratégica para a gestão do município. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Administração (Semad), no Centro da cidade.
“Estamos apresentando esta ferramenta fundamental e queremos que todos na gestão possam ter conhecimento de suas funcionalidades, para que sejam utilizadas e para que todos colaborem com melhorias, afinal o sistema é assim, nunca está concluído, está sempre em evolução”, explicou Marcelo Oliveira.
O Directa passou por melhorias, como atualização da plataforma na web, ampliação da responsividade da interface (facilita o uso em vários equipamentos) e, principalmente, com a atualização de ferramentas de segurança. “Prezamos muito pela segurança dos dados sob nossa responsabilidade”, reforça o secretário.
Marcelo Oliveira enfatiza os benefícios estratégicos do Directa, como ferramenta para a arrecadação, gerenciamento de processos eletrônicos e integração entre os órgãos do Município. Ele cita como exemplo a emissão de um documento de “Habite-se” pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que passa a ser acompanhado de forma imediata pela Sefin. “Antes, essa informação levava até um ano ou dois para chegar e só a partir daí era iniciado o processo de cobrança do IPTU. Então, hoje, quando é emitido o documento na Semurb já nasce o processo de fiscalização na Sefin”, exemplifica.
Outras funções de integração interna são: Integração com a Covisa (Vigilância Sanitária) – Licenciamento e integração com Secretaria de Cultura – Processo da lei Djalma Maranhão, dentre outros.
O secretário de Finanças enumerou outras integrações realizadas pelo sistema Directa, com órgãos não pertencentes à gestão municipal. “Temos integração, por exemplo, com a Receita Federal e hoje qualquer CPF criado no Brasil estará no dia seguinte na nossa base”, apontou.
O gestor da Sefin também mencionou a integração com Cartórios (Lançamento, Avaliação e pagamento de ITIV, Registro de Imóveis), com o Banco do Brasil (para pagamentos via PIX), com Correios (AR Digital, Devoluções e E-carta), com o Tribunal de Justiça do Estado (via Pje – peticionamento automático e leitura de intimações).
Marcelo Oliveira elogiou a performance do Directa 5.0, que chega a gerenciar 175 mil processos eletrônicos por ano (em 2024), emite milhares de Notas Fiscais (11,96 mi) e realiza outras ações sem queda na velocidade de resposta, ou outros problemas referentes a tecnologia.
A nova versão do Directa tem uma nova tela de login, com visual moderno e mais intuitiva. Além disso, as telas do sistema não ficam mais sobrepostas. A partir de agora as telas abertas ficam dispostas de maneira sequencial, em abas, facilitando a alternância entre elas.
A Sefin revelou ainda que os próximos passos para o Directa incluem uso da Inteligência Artificial para tratamento de dados através de parceria com a PGM, integração com o Domicílo Judicial Eletrônico do CNJ, aperfeiçoamento da cobrança administrativa. Haverá também integração com Sistema de Georreferenciamento – para cadastro Multifinalitário em parceria com Semurb, Arsban, STTU, Sempla, Procuradoria Geral do Município, com atualização precisa das informações territoriais, fiscais e urbanísticas em uma única base de dados, para planejamento urbano e regularização fundiária.