Na manhã desta quinta-feira (6), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) sediou a primeira reunião da Câmara Empresarial do Turismo (CET) em 2025. O encontro, liderado pelo presidente Marcelo Queiroz, foi marcado pela discussão de temas estratégicos e pela apresentação de demandas das entidades que integram o colegiado.
Na ocasião, foram debatidos desafios e oportunidades para o setor em 2025, com ênfase na qualificação profissional, na promoção dos destinos turísticos do estado e na necessidade de investimentos em infraestrutura. Os membros presentes destacaram a importância da colaboração entre as entidades do grupo para fortalecer a competitividade do turismo potiguar.
“Vamos analisar todas as propostas com atenção e continuar contribuindo para o sucesso dos nossos destinos, a exemplo do trabalho que realizamos com o programa DEL, que vem fomentando o turismo sustentável em diversos municípios; e o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, referência na formação de profissionais do segmento”, pontuou o presidente Marcelo Queiroz.
Os representantes das entidades do trade também discutiram propostas de capacitação para os profissionais que atuam nos negócios do turismo, e ressaltaram a importância do suporte oferecido pela Fecomércio RN para o fomento da cadeia turística.
“Esse é um momento muito importante, de ouvir todas as instituições que fazem parte da Câmara e alinhar as necessidades do turismo potiguar. Entendemos que o segmento é um grande vetor de desenvolvimento no estado, então nosso foco está principalmente nos projetos que podem atrair mais turistas e beneficiar o trade como um todo”, explicou o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Costa.
Corroborando Costa, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN, Edmar Gadelha, destacou que “a Câmara Empresarial é uma iniciativa louvável da Fecomércio. Hoje, apesar de contar com mais de 59 mil leitos e representar cerca de 35% do PIB do RN, nosso turismo enfrenta desafios de competitividade. O Rio Grande do Norte vem perdendo muita competitividade em relação aos vizinhos do Nordeste, então esse apoio entre as instituições é fundamental para promover nossos destinos”.