Os primeiros banhistas já estão usufruindo do banho de mar da praia de Ponta Negra na área que está recebendo os serviços do projeto da engorda. Nesta segunda-feira (21), foi liberado para utilização dos frequentadores do local o primeiro trecho de 1km. Ao todo, os trabalhos de ampliação da faixa de areia já alcançaram 25% de execução e irão contemplar um trecho de 4,5km, compreendendo nas proximidades do Hotel Serhs até o Morro do Careca.
Os hóspedes dos hotéis da região foram os primeiros a aproveitar a nova paisagem. Vindo do Chile, Felipe Cila está curtindo uma temporada de 14 dias em Natal. Ele soube da notícia da permissão do banho de mar e correu para aproveitar: “Essa é uma cidade belíssima. Já havia visitado o Nordeste outras vezes e Natal ficou entre as minhas cidades preferidas. Fui bem acolhido, aqui conheci ótimas atrações e o banho em Ponta Negra é estupendo”, contou o visitante que está na capital potiguar junto com a esposa, filha e a mãe.
O projeto da engorda prevê a dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da praia, garantindo uma faixa de areia de 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. Estão sendo investidos cerca de R$ 80 milhões nesses serviços em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal. Atualmente, cerca de 100 profissionais estão envolvidos na realização do projeto. Nesta primeira etapa, foram feitos o bombeamento do material, o nivelamento da areia implantada e o acabamento.
A eficiência do trabalho executado até o momento foi comprovada neste final de semana quando a cidade registrou a maré mais alta do ano e não foi identificado nenhum problema no local.
O secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, foi até a área acompanhar a liberação do primeiro trecho do projeto da engorda. Ele informou que os serviços estão acontecendo dentro do cronograma estabelecido e vão contar com uma manutenção permanente da empresa responsável: “Tudo está ocorrendo como planejamos. A proteção costeira funcionou perfeitamente e agora é avançar com os serviços para poder garantir a segurança dos banhistas, salvar de forma definitiva o Morro do Careca e alavancar o desenvolvimento da nossa cidade”, apontou Carlson.
O titular da Seinfra informou ainda que a Prefeitura solicitou o reforço da sinalização no local, bem como já está no planejamento das próximas etapas do projeto: “A empresa já está trabalhando em um trecho de 400 metros já em direção ao Morro do Careca. A ideia agora é atuar em faixas menores e ir entregando de maneira mais célere”, finalizou.