Entre janeiro e setembro deste ano, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) atendeu mais de 2.350 pessoas dentro da política de atenção à população de rua. Além dos serviços, 2.075 pessoas nesta situação recebem o Bolsa Família e 2.425 estão inseridas no CadÚnico. Esses números destacam o esforço contínuo de assistência social em Natal.
“Esses serviços são a porta de entrada para o atendimento e reintegração social da população em situação de rua, e visa atender às necessidades básicas desse público, criando condições para o fortalecimento da cidadania, a garantia de direitos e o desenvolvimento de relações de afetividade e respeito”, afirma o prefeito Álvaro Dias.
Os serviços disponibilizados pela Prefeitura do Natal voltados à população em situação de rua, garantem assistência e acolhimento contínuos. Entre os principais está o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que oferece orientações, encaminhamentos e suporte social, e neste ano já atendeu 1.347 pessoas. A Unidade de Acolhimento Pop Rua prestou assistência a 310 indivíduos no mesmo período e o Albergue Municipal, registrou 717 acolhimentos.
A secretária da Semtas, Andréa Dias, destaca a importância desses serviços para a população. “Nossa missão é promover a dignidade e o respeito às pessoas em situação de rua. A Prefeitura do Natal, por meio da Semtas, está comprometida em oferecer não apenas abrigo, mas também oportunidades de reintegração social e acesso a direitos básicos”, disse.
O Centro Pop disponibiliza serviços como orientação jurídica, atendimento psicossocial, auxílio na emissão de documentos e inclusão no Programa Bolsa Família. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com refeições diárias para os usuários.
Outro serviço importante é o Albergue Noturno, que oferece hospedagem e alimentação diariamente, funcionando das 18h às 6h, de domingo a domingo. Além disso, a Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua, em regime de funcionamento 24 horas, proporciona acolhimento integral e atendimento especializado.
Ana Arcanjo, ex-usuária da Unidade de Acolhimento de 24 horas, conta como foi sua experiência com o serviço. “Após passar quatro meses internada por tuberculose, me vi em situação de rua. Em 2023 fui encaminhada pelo serviço social do Hospital Giselda Trigueiro para uma unidade de acolhimento. Morei em dois abrigos, o noturno e o 24 horas, durante sete meses no total. Lá, encontrei apoio, fortaleci minha fé em Deus e recebi todo o suporte da equipe técnica e do coordenador. Voltei a estudar depois de dez anos e fiz um curso profissionalizante de camareira no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE). Tinha tudo o que precisava para recomeçar: refeições, enxovais limpos, passagem para me deslocar e toda a estrutura necessária”, conta. “Agora estou trabalhando e fazendo faculdade no IFRN”, comemora.
A Semtas também realiza atendimentos psicossociais que facilitam o acesso a outros serviços públicos, como saúde, educação, cursos profissionalizantes e programas de empregabilidade. Em parceria com a Ebenézer, oferece ainda vagas de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) atua diretamente nas ruas, em todas as regiões administrativas da cidade. As equipes realizam abordagens com o objetivo de identificar demandas e encaminhar as pessoas para os serviços adequados, promovendo a reintegração social.
Por meio dessas iniciativas, a Prefeitura de Natal reafirma seu compromisso com a inclusão social e a garantia de direitos da população em situação de rua.