Após 15 anos fechado, a reforma e a modernização do Teatro Sandoval Wanderley foram concluídas e, assim, entregues à população natalense na tarde desta segunda-feira (30) em cerimônia realizada no próprio teatro, situado no bairro do Alecrim, zona leste da capital.
O prefeito Álvaro Dias destacou o momento importante que é a reinauguração do “Teatrinho do Povo”, como é conhecido, tendo em vista que, por um momento, chegou-se a cogitar a sua demolição. Após receber uma comissão de artistas que reivindicava a permanência do prédio, o prefeito se comprometeu em reformá-lo. E assim fez, entregando novas instalações agora em 2024.
“Mais um espaço importante para as apresentações teatrais, peças, shows, solenidades aqui na Cidade de Natal. O Teatro Sandoval Wanderley, o teatro do povo, está recuperado, modernizado e agora entregue à população e ao povo da Cidade de Natal”, disse o prefeito.
Com um espaço moderno, o Teatro Sandoval Wanderley pode comportar até 300 espectadores. Além disso, a nova casa da cultura natalense possui uma ampla sala de ensaio, café e banheiros todos climatizados.
A secretária Municipal de Parcerias Público-Privadas e Interina da Cultura, Danielle Mafra, destacou o trabalho que foi feito desde o começo. Além disso, ressaltou a concessão para o SESC-RN, que deverá seguir “respeitando toda a questão da legislação que foi estabelecida e acompanhando a parte de alvarás, de licenciamento que o SESC irá assumir a partir de agora”.
O local passará por uma transferência de gestão, na qual caberá ao Serviço Social do Comércio (SESC) gerir por 20 anos através de uma concessão que abrange responsabilidades das obrigações tanto estruturais quanto de atividades, de forma a contribuir para a produção cultural da cidade. Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, falou sobre a responsabilidade e espera ter atividades já a partir do próximo ano.
“O Teatro é um dos maiores investidores de cultura. Vamos pegar o recurso com a experiência do SESC Brasil para aplicar aqui no coração do Alecrim, nesse teatro que tem uma história tão linda, formou tantos artistas e tantos profissionais”, finalizou.
Na cerimônia de entrega do prédio, após as apresentações de dança da Escola de Ballet Professor Roosevelt Pimenta e da Trupe do Elefante, houve o descerramento da placa.
TEATRO SANDOVAL WANDERLEY
Erguido em 1950, mas apenas inaugurado em 1962, o Teatro Sandoval Wanderley é o primeiro teatro de arena da cidade do Natal. Sua denominação se deu em homenagem a Sandoval Carlos Wanderley, que se destacou não apenas como jornalista mas um grande teatrólogo. Conhecido também como “Teatrinho do Povo” se deu por ser um espaço totalmente popular e por ficar no coração do bairro mais popular da cidade, o Alecrim.
Participaram da cerimônia além do prefeito de Natal, Álvaro Dias, a primeira dama, Amanda Dias, o presidente da Fecomércio do Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, a secretária Municipal de Parcerias Público-Privadas e Secretária Interina da Cultura, Danielle Mafra, a arquiteta do projeto do novo teatro, Débora Mendes, demais secretários municipais e artistas locais que também prestigiaram a reinauguração do Teatro.