Enfermeiros dos serviços de saúde de Natal estão sendo qualificados para iniciar a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) nas Unidades Básicas de Saúde do município. A ação faz parte de uma capacitação que vem habilitando os profissionais de enfermagem da atenção primária para atuarem na ampliação da cobertura de inserção de DIU ambulatorial nas unidades, com a intenção da redução da morbimortalidade materna e infantil da capital.
O momento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Candelária, e marcou o início da parte prática da capacitação “Inserção, revisão e retirada de DIU para enfermeiros da APS da 7ª Região de Saúde”, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem/COREN-RN. As inserções foram realizadas por uma das enfermeiras da unidade habilitada pela qualificação. Após a conclusão da etapa prática, os profissionais estarão aptos para ofertar o procedimento (antes realizado apenas por médicos) para as moradoras do seu território.
Paula Lima, enfermeira da unidade de Candelária e uma das multiplicadoras do curso, juntamente com a também enfermeira Chyrly Moura, ressalta que a capacitação de inserção de DIU é importante não só para informar sobre os benefícios do método contraceptivo, como também para que as mulheres do município tenham acesso ao planejamento reprodutivo, e decidir quando querem ou não engravidarem. “O DIU é uma forma de promoção de saúde feminina que também previne e evita a mortalidade materna infantil”, reforça.
Para as moradoras que apresentaram interesse no procedimento e se cadastraram na unidade, foram realizadas várias testagens prévias, como para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), por exemplo, além de ser solicitado um exame preventivo (papanicolau) recente. Uma das beneficiadas da ação, Cinthia Maria, militar, afirmou já ter usado o dispositivo por nove anos e ter tido uma boa experiência com ele. “Foi tranquilo e me adaptei bem”, disse.
O DIU é um dos métodos contraceptivos mais eficazes na prevenção de gravidez não planejada. O dispositivo, inserido no interior do útero, é seguro, reversível e apresenta mínimas taxas de falha e de efeitos colaterais no uso. O DIU de cobre tem validade de dez anos e é oferecido pelo SUS.
Nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro, a ação acontecerá na Unidade Básica de Saúde de Pompéia, em Pajuçara, para moradoras previamente cadastradas com a equipe da unidade. No dia 2 de outubro, a UBS Candelária realizará o segundo momento também para as moradoras que realizaram o cadastro previamente.