Em mais uma ação para reforçar e melhorar o atendimento aos usuários do sistema público de saúde de Natal, o prefeito Álvaro Dias entregou na manhã desta quarta-feira (18), sete novas ambulâncias, ampliando a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Natal). Desses veículos, seis são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A solenidade de entrega das ambulâncias, adquiridas com recursos do Ministério da Saúde e de uma emenda do deputado federal General Girão, aconteceu na sede da SAMU Natal, no bairro de Dix-Sept Rosado.
“São sete novas unidades móveis de atendimento avançado que estamos entregando aos natalenses para operar em toda a Natal. Com mais esta renovação, a estrutura do SAMU passa a contar com 13 ambulâncias em operação. Assim, podemos dar uma resposta de atendimento avançado, rápida e com segurança para salvar mais vidas. Como médico, tenho a exata noção de que cada minuto faz a diferença no atendimento emergencial. Nesse contexto, as ambulâncias prestam um serviço imprescindível para as pessoas que precisam delas”, destacou Álvaro Dias.
Das viaturas entregues agora, seis são de suporte básico e uma de suporte avançado, este é um veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. O prefeito aproveitou a oportunidade para reforçar que os investimentos no SAMU Natal vão continuar: “Estamos trabalhando para não parar por aí. Queremos ampliar ainda mais a nossa frota até o fim do ano, e deixar um legado positivo da nossa gestão também para o SAMU”, finalizou.
O coordenador-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Natal), Cláudio Macedo, enalteceu a importância da chegada das novas ambulâncias e fez um relato sobre os avanços proporcionados pela gestão do prefeito Álvaro Dias. Ele revelou que o serviço atende cerca de 1 milhão de pessoas, recebe mais de 20 mil chamadas por mês e conta com 326 profissionais: “São 17 anos prestando um serviço de excelência para a população da capital potiguar. Hoje somos um componente essencial na rede pública de saúde”, destacou.
Cláudio Macedo contou ainda que nos últimos seis anos o SAMU conquistou uma série de avanços como a renovação completa da frota de ambulâncias, construção de um moderno lava-jato, compra de 22 respiradores de transporte, 10 incubadoras, 25 oxímetros, 04 monitores e o fortalecimento do Núcleo de Formação Permanente, capacitando e preparando só em 2023 mais de 5 mil profissionais: “A gestão do prefeito Álvaro Dias teve um olhar essencial para o SAMU. Hoje somos referência no Brasil. Isso nos orgulha e mostra a prioridade conferida pela atual administração à saúde para oferecer o melhor atendimento possível para o cidadão”, concluiu.