Natal vai mesmo entrar no roteiro de campanha do presidente Lula.
Ele pretende vir à capital potiguar na última semana de campanha para dar uma força à candidata do PT à Prefeitura, a deputada Natália Bonavides.
Segundo matéria do jornal O Globo, Lula elegeu algumas poucas cidades para participar diretamente de atos eleitorais neste primeiro turno. O objetivo é impulsionar candidaturas petistas ou aliadas que, na visão dele, estão mostrando chances de reverter o quadro adverso do seu partido na luta pelo voto.
Além de Natal, o presidente mapeou apenas mais três cidades onde o PT enxerga mais chances de reverter o quadro de dificuldades atuais: Goiânia, Fortaleza e Teresina.
O objetivo do PT é conquistar a Prefeitura de pelo menos uma capital, após não eleger ninguém dos seus quadros nessas cidades, nas eleições de 2020.
As pesquisas mais recentes mostram Natália Bonavides em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Natal. De todo modo, o comando nacional do PT, com Lula à frente, acredita que a candidatura da deputada federal na capital potiguar é uma das que reúnem chances de ir ao segundo turno.
Apesar da intenção manifestada de vir a Natal e subir em palanques de outras poucas cidades, Lula ainda não definiu uma data. O Globo estima, com base nos compromissos presidenciais, inclusive com viagens internacionais previstas, que a passagem de Lula por Natal deverá acontecer na última semana de campanha, no início de outubro.
Enquanto não desembarca em Natal, Lula já vem participando indiretamente da campanha de Natália no horário eleitoral, por meio de mensagens gravadas.
A vinda à cidade é encarada como a tentativa de Lula usar seu capital político para dar um impulso final à candidatura da aliada local e mantê-la viva na sucessão natalense.