A praticamente uma semana do início do horário eleitoral gratuito, já sabemos os espaços que cada candidato a prefeito de Natal vai preencher no guia eletrônico que será transmitido em rádio e televisão.
Nesta quarta (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) reuniu candidatos e seus representantes e apresentou a distribuição do tempo de cada postulante à Prefeitura.
Uma distribuição que segue como critério principal o tamanho das bancadas dos partidos no Congresso Nacional. A regra é clara: quanto maior o partido maior o tempo no horário eleitoral. Havendo coligação, esse tempo aumenta mais.
À frente da coligação “Bora Natal”, formada por oito partidos, Paulinho Freire (União) vai dominar o tempo de propaganda com base nesse critério e ficar, sozinho, com mais da metade de cada edição de 10 minutos do guia eleitoral. Paulinho terá 5 minutos e 28 segundos em cada programa reservado para os candidatos.
Com quase dois minutos e meio a menos, Natália Bonavides (PT) terá o segundo maior tempo de rádio e TV na propaganda eleitoral. Líder da coligação “Natal Merece Mais”, com seis partidos, a candidata do PT terá 3 minutos e 6 segundos em cada bloco do guia eletrônico.
Candidato pela coligação “Natal Nosso Amor”, com seu partido (PSD) e o Democracia Cristã, o ex-prefeito Carlos Eduardo terá 1 minuto e 1 segundo. Por fim, Rafael Motta (Avante) vai ocupar os últimos 22 segundos de cada programa.
Candidatos por partidos que não tem representação no Congresso Nacional, Heró (PRTB) e Nando Poeta (PSTU) ficarão de fora da propaganda eleitoral.
O programa eleitoral começa no próximo dia 30 (sexta da semana que vem) e vai até o dia 3 de outubro, três dias antes da eleição. Ele será exibido diariamente, em dois blocos, um à tarde e outro à noite na TV. Na rádio, será um bloco pela manhã e outro à tarde.
Haverá também as inserções, distribuídas ao longo da programação do dia das emissoras.
Novamente, Paulinho Freire terá a maior quantidade de inserções (serão 1.609, ao longo da campanha). Natália Bonavides terá 916 veiculações; Carlos Eduardo, 304; e Rafael Motta, 111.
Os candidatos a vereador também ocuparão uma fatia da propaganda no rádio e na TV, com 1.951 inserções em toda a campanha.
Além de Natal, Mossoró, Parnamirim e Caicó também terão horário eleitoral gratuito. Na capital, o juiz eleitoral Cleofas Coelho de Araújo será o responsável pela fiscalização da propaganda no rádio e na TV.
Com tempos definidos, a hora agora é de cada candidato finalizar suas peças de campanha para tentar seduzir o eleitor também pelo rádio e pela TV.