A Arquidiocese de Natal publicou, juntamente com as Dioceses de Mossoró e de Caicó, um conjunto de orientações direcionadas aos clérigos, religiosos e leigos a respeito das eleições municipais deste ano.
De forma geral, a recomendação é manter os representantes da Igreja afastados de candidaturas de qualquer corrente em todo o Estado. A intenção é garantir a neutralidade de padres e outros representantes da Arquidiocese de Natal e das duas Dioceses no interior, para que não haja envolvimento dos líderes religiosos durante a campanha eleitoral.
O texto é assinado pelo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso; pelo bispo de Mossoró, Dom Francisco de Sales Alencar Batista, e pelo administrador diocesano de Caicó, Padre Edson Medeiros de Araújo.
Dentre as medidas inseridas na nota, a Província Eclesiástica de Natal, formada pela Arquidiocese de Natal e pelas Dioceses de Mossoró e Caicó, orienta seus representantes a não manifestarem apoio a nenhum candidato ou partido.
Da mesma forma, estabelece que os padres evitem exposição pública, para que não tirem fotos ou gravem vídeos, por exemplo, que possam ser explorados politicamente.
Há, também, as recomendações de que haja isonomia de tratamento para os candidatos, sem privilégio a um grupo ou nome durante o processo eleitoral, e de que as igrejas e outros espaços religiosos sejam cedidos para manifestação de candidaturas.
Para os leigos que serão candidatos, a orientação é para que se afastem de suas funções ministeriais até o fim das eleições, de modo a evitar a vinculação da imagem da instituição com o pleito.
O conjunto das normas publicado Província Eclesiástica de Natal também solicita a necessidade de obediência à legislação eleitoral e o respeito aos princípios do Estado Democrático de Direito, em harmonia com os princípios éticos e evangélicos da Igreja Católica.
A nota partilhada é encerrada com a Arquidiocese de Natal, a Diocese de Santa Luzia de Mossoró e a Diocese de Caicó reafirmando seu compromisso com a democracia e os esforços para que as eleições sejam realizadas em total observância à legislação e na “Santa Paz”.