Estamos às vésperas das mais importantes convenções na campanha eleitoral de Natal. São as convenções marcadas para o próximo fim de semana que vão oficializar os candidatos com mais força política e que estão mais bem situados nas pesquisas: o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), o deputado federal Paulinho Freire (União) e a também deputada Natália Bonavides (PT).
Os três chegam ao período de largada de suas candidaturas com poucas definições ainda pendentes. Paulinho Freire e Natália, por exemplo, já estão com seus vices escolhidos. O candidato do União Brasil há muito tempo, aliás: ele já participa há várias semanas de atos de pré-campanha ao lado da sua companheira de chapa Joanna Guerra, ex-secretária de Planejamento de Natal. Ela, indicada pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
Natália Bonavides, por sua vez, confirmou apenas na última quinta-feira (25) sua escolha pelo vereador Milklei Leite (PV). Uma opção que jogou para escanteio o MDB, partido ao qual a vaga havia sido prometida. Prevaleceu a aposta do PT sobre a atuação de Milklei na Zona Norte, região que tem o maior território, população e colégio eleitoral da cidade.
Já Carlos Eduardo chega à semana que antecede sua convenção ainda sem um vice para chamar de seu. Há especulações em torno de nomes como o correligionário Jacó Jácome e até de Rafael Motta (Avante), que não apenas mantém sua pré-candidato como já anunciou no final de semana o seu próprio vice: o presidente da Associação das Pessoas com Deficiência do RN (Adefern), José Odon Abdon.
Permanece, portanto, a expectativa sobre quem vai fazer dobradinha com Carlos Eduardo na chapa majoritária. Até para confirmar se será uma chapa puro sangue ou se o candidato do PSD vai conseguir agregar outros partidos ao seu projeto eleitoral.
Será uma semana, sem dúvidas, com muitas emoções para os candidatos, seus aliados e seguidores, até a data da convenção.