A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), promoveu nesta sexta-feira (21), o Seminário de Erradicação do Trabalho Infantil, que teve como tema “O trabalho infantil que ninguém vê”.
O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo, na Cohabinal, e fez alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado oficialmente no dia 12 de junho. O Seminário faz parte das atividades do AEPETI (Ações Estratégicas do PETI) e teve como objetivo conscientizar os profissionais da Assistência Social sobre o problema e discutir sobre as ações para combatê-la.
O Seminário contou com a presença das secretárias da Assistência Social, Alda Lêda Taveira, e a adjunta Marta Lopes; o presidente da Câmara dos Vereadores, Wolney França. Na ocasião, a assistente social e coordenadora do PETI Natal, Layana Silva, iniciou as palestras abordando sobre Morfologia do Trabalho Infantil; em seguida o professor e palestrante, Fernando Santos, ministrou sobre O programa de aprendizagem brasileiro e sua incidência sob o enfrentamento do trabalho infantil.
A coordenadora do CREAS de Parnamirim, Isabel Diniz, apresentou o fluxo do Trabalho Infantil no município. O evento contou apresentação do Quinteto da Secretaria de Cultura entoando o Hino Nacional Brasileiro e Hino Oficial de Parnamirim, também foram apresentados vídeos institucionais da Campanha de Erradicação no município.
AEPETI
AEPETI são “Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil” realizadas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o objetivo de promover a prevenção e erradicação do trabalho infantil.
Essas ações podem ser ofertadas na Proteção Social Básica (CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV), bem como na Proteção Social Especial, através do CREAS.
Rede de proteção em Parnamirim para realização de denúncias:
Conselho Tutelar I – (84) 98855-2268;
Conselho Tutelar II – (84) 98841-4633;
Todas unidades do CRAS – Presencial ou pelo Whatsapp;
CREAS / Abordagem Social – (84) 98896-4770 e 97601-3530;
Guarda Mun. de Parnamirim/RN – 156
Polícia Militar – 190
Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente – (84) 99414-1919
Disque Direitos Humanos – 100