A cidade de Natal foi agraciada com o Prêmio Band Cidades Excelentes Evolução na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, acima de 100 mil habitantes. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta terça-feira (18), no auditório da FIERN. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila e é direcionado a todos os 5.568 municípios do país, além de Fernando de Noronha e do Distrito Federal.
A cerimônia contou com a presença da secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, do secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes, da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Andréia Dias que representou prefeito Álvaro Dias na solenidade, além de outras autoridades municipais, estaduais, federais, empresários e jornalistas.
Na ocasião, a secretária Daliana Bandeira destacou que esse prêmio é “um reconhecimento à série de obras que a gestão do prefeito Álvaro Dias está realizando na cidade com foco na melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana. Traduz todo o esforço e dedicação dos nossos projetos para a cidade de Natal”.
“Como representante da Secretaria de Infraestrutura, sou muito grato e honrado pelo prêmio Band Cidades, que destaca as administrações municipais que mais inovaram e trabalham pelo bem público e pela vida mais digna para as suas populações. E a gestão Álvaro Dias é a prova viva deste trabalho incansável, sempre priorizando os bairros e as suas comunidades, com ações de todas as secretarias, como é o caso da nossa Seinfra”, ressaltou Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O Prêmio Band Cidades Excelentes Evolução tem como principal objetivo reconhecer e valorizar as políticas de gestão pública, visando o desenvolvimento dos municípios, assim como espelhar o modelo de serviços prestados aos cidadãos.
A avaliação dos municípios é feita conforme o Índice de Gestão Municipal Áquila, ferramenta desenvolvida pelo Instituto Áquila. Para conquistar a premiação, são analisadas questões de governança, eficiência fiscal, transparência, educação, saúde, bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
A plataforma do IGMA é desenvolvida por meio de Inteligência Artificial e divide o estudo em três categorias, de acordo com a população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil habitantes; acima de 100 mil habitantes.