Suspense encerrado em Natal: o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) anunciou que, na eleição deste ano, estará no palanque do deputado federal Paulinho Freire (União).
Nos últimos dias, ele até cogitou, em declarações à imprensa, a possibilidade de reeditar a parceria político-eleitoral com o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD). Mas justificou sua opção por Paulinho com o argumento de que necessita de apoio político em Brasília e que o parlamentar tem dado esse suporte à sua gestão, ajudando para trazer recursos para a cidade.
O anúncio de Álvaro Dias praticamente fecha o desenho do processo eleitoral em Natal. A pouco mais de cinco meses dos natalenses irem às urnas, e a 90 dias da campanha eleitoral começar oficialmente, as principais forças na disputa pelo Palácio Felipe Camarão estão definidas.
Paulinho Freire ganha, sem dúvida, um grande reforço para a sua candidatura, com a chegada de Álvaro. Com sua administração bem avaliada e tido hoje como o maior eleitor da capital, o atual prefeito era o apoio mais cobiçado pelos candidatos do União Brasil e do PSD.
Desde ontem, porém, Álvaro se integrou à frente de centro-direita que Paulinho formou, e da qual fazem parte nomes como os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos) e o ex-senador José Agripino (União).
O desembarque de Álvaro Dias no palanque de Paulinho Freire também representou o fechamento da chapa que será encabeçada pelo postulante do União Brasil. A secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), acabou confirmada como candidata a vice-prefeita, por indicação de Álvaro.
Paulinho comemorou a decisão de Álvaro. Em terceiro lugar nas pesquisas, ele precisará desse apoio para superar dois concorrentes que estão hoje à sua frente: exatamente Carlos Eduardo, que aparece com folga na liderança das sondagens eleitorais, e a também deputada federal Natália Bonavides (PT), esta na busca do êxito na associação do seu nome à figura do presidente Lula e da força política do seu partido.
O próprio Carlos Eduardo, que alimentava o plano de ter o prefeito ao seu lado, agora deve se posicionar de maneira mais crítica ao seu sucessor, para tentar chegar mais uma vez à Prefeitura. Terá o desafio de fechar novas alianças para compensar a perda do antigo aliado Álvaro Dias.
A petista Natália Bonavides deve ser a adversária mais direta de Paulinho Freire na disputa por uma vaga no segundo turno. Os perfis dos dois são opostos, cada um em uma ponta da polarização ideológica que toma conta do país nos últimos anos: Natália, totalmente vinculada à esquerda, e o deputado do União Brasil, agregado com setores do bolsonarismo e outros representantes da direita.
Salvo uma reviravolta a essa altura muito improvável, deverá ficar entre os três a escolha do natalense sobre o próximo nome a comandar o Palácio Felipe Camarão.
O quadro eleitoral, com a definição do prefeito Álvaro Dias, ganhou a nitidez que faltava. Carlos Eduardo, Paulinho Freire e Natália Bonavides estão, agora, com seus times escalados. É a hora, pois, de entrar em campo e correr atrás dos votos que pavimentem, em outubro, a chegada na cadeira mais cobiçada da política em Natal.