A proximidade da eleição vai provocar mexidas no primeiro escalão do prefeito Álvaro Dias e da governadora Fátima Bezerra. Tudo pela exigência da lei eleitoral que determina o afastamento de detentores de cargos de Secretariado e de direção de órgãos públicos que vão se candidatar. A regra é clara, como se diz no futebol: futuros candidatos precisam deixar esses postos até a próxima semana.
Na Prefeitura de Natal, o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) puxou a fila, deixando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer no início do mês para tentar viabilizar seu nome como candidato à Prefeitura.
Ontem, foi a vez do secretário municipal de Saúde, George Antunes, seguir o mesmo caminho. Um dia depois de inaugurar novas alas na UPA de Cidade Satélite ao lado do prefeito Álvaro Dias, George se desligou da pasta para se dedicar a partir de agora ao projeto de se eleger vereador. A secretária-adjunta de Atenção Integral à Saúde, Rayanne Araújo, vai responder interinamente pela pasta.
Esse movimento de saída de secretários deve se intensificar na próxima semana, quando se encerra o prazo da desincompatibilização dos auxiliares que precisam se candidatar.
Os secretários municipais de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega; de Meio-Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita; e de Planejamento, Joanna Guerra, deverão ser os próximos a deixar seus cargos. Irapoã e Thiago, para buscar cadeiras na Câmara Municipal. Joanna Guerra é cotada para a eleição majoritária, como candidata a prefeita ou vice.
No Estado, a maior expectativa recai sobre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado. Dirigente do PSD, Jaime deverá deixar a Sedec para disputar mais uma vez a Prefeitura de São Gonçalo. A propósito, virando adversário da governadora Fátima Bezerra, já que vai enfrentar o atual prefeito, o petista Eraldo Paiva.
Até semana que vem, os Diários Oficiais vão falar bastante RN afora.