A governadora Fátima Bezerra (PT) participou da solenidade realizada nesta segunda-feira (8) no Congresso Nacional, alusiva ao primeiro ano dos atentados do 8 de janeiro de 2023.
Representando todos os governadores, Fátima discursou por cerca de 10 minutos e destacou sua defesa à punição de todos os que participaram, organizaram e estimularam os ataques aos Três Poderes, um ano atrás.
Pontuou a governadora: “Com coragem e lucidez, é necessário afirmar: sem anistia. Não se trata de sentimento de vingança, revanchismo. É antes de tudo, um ato pedagógico. Os que atentaram contra a democracia cometeram um crime e precisam responder pelos seus atos”.
Fátima foi a primeira a se pronunciar no evento, que contou com a participação do presidente Lula e dos chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário, dentre diversas autoridades. A governadora do Rio Grande do Norte teve direito à fala como representante do Fórum de Governadores, já que é suplente do presidente Ibaneis Rocha , governador do Distrito Federal.
Com uma atuação muito questionada nos atos do ano passado, após os quais chegou a ser afastado do cargo pelo STF, Ibaneis não participou da solenidade desta segunda.
Ainda no evento de ontem, Fátima Bezerra afirmou que, mesmo com os ataques, a democracia resistiu e venceu no final.