O procurador da República Gilberto Barroso de Carvalho Júnior tomou posse como procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN), para o biênio 2023-2025, nesta segunda-feira (27), na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. O substituto é o procurador da República Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior.
Ao todo, 33 membros do Ministério Público Federal foram nomeados para os cargos de chefia das unidades em todo o país, pela Portaria PGR/MPF nº 996, de 24 de novembro de 2023. A cerimônia de posse foi realizada na PGR, com transmissão pelo Canal do MPF no Youtube, e presidida pela procuradora-geral da República, Elizeta de Paiva Ramos. Além dela, compuseram a mesa da solenidade a secretária-geral do MPF, Eliana Torelly; o secretário de Cooperação Internacional, Hindemburgo Chateaubriand Filho; e os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Antônio Edílio Magalhães Teixeira e ngelo Fabiano Farias da Costa.
Durante a solenidade, a procuradora-geral da República destacou que a nomeação e posse dos novos procuradores-chefes cumpre a legislação e as normas internas do MPF, em especial, por tratar-se de questão de gestão administrativa das unidades. Ela lembrou que “aos procuradores-chefes cabe um papel de interlocução com a Procuradoria-Geral da República, estabelecendo uma ponte entre as demandas locais e a coordenação em Brasília e preservando a independência funcional de seus membros no tocante à atuação finalística.”
Carreira – Gilberto Barroso é bacharel em Direito pela UFRN (2000), especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET, 2002) e mestre pela Université Via Domitia (França, 2019). Antes de ingressar no MPF, em 2004, ele atuou como advogado da União e consultor na Consultoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte. No MPF, passou pelas Procuradorias da República em Campinas/SP e em Pernambuco, até chegar à Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN), em 2006, onde atua até hoje. Gilberto Barroso é membro do Núcleo de Combate à Corrupção na PR/RN, parte do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial no estado, e já exerceu o cargo de procurador Regional Eleitoral (2014-2016).