O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) passou a discutir a criação do que ficou conhecido como “Concurso Nacional Unificado“. A proposta já foi devidamente apresentada aos órgãos públicos com certames autorizados.
A ideia, em linhas gerais, é de implementar uma espécie de prova única para o preenchimento de 8 mil vagas a serem abertas ainda neste ano. De acordo com o MGI, a adesão ao novo formato não é obrigatória. Tudo dependerá das regras internas de cada órgão público.
O edital de abertura, que será provavelmente unificado, poderá ser aberto até o dia 20 de dezembro deste ano. Ou seja, os concurseiros têm pouco tempo para se prepararem com antecedência antes das regras oficiais serem divulgadas no Diário Oficial da União.
Vale reforçar que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos também lançou um guia que sistematiza a operacionalização dos concursos públicos, tendo em consideração o grande volume de vagas que foram autorizadas recentemente pelo governo.
Em nossa matéria, você confere tudo o que já sabemos a respeito do Concurso Nacional Unificado, como cronograma preliminar, vagas previstas e regras que já estão disponíveis a respeito da nova modalidade de provas.
O que é Concurso Nacional Unificado?
De acordo com o governo federal, o Concurso Nacional Unificado é uma proposta para implementar etapa única de provas para os órgãos públicos que tiveram vagas recentemente autorizadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O sistema, em linhas gerais, será parecido com a lógica do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que as notas finais dos alunos são usadas como referência para o ingresso em universidades de todo o país.
A proposta surgiu devido ao crescente volume de vagas que o MGI autorizou para diversos órgãos públicos, no sentido de facilitar o processo de avaliação a partir de apenas um cronograma para aplicação das provas.
O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr., informou que o edital de abertura do Concurso Nacional Unificado deverá ser disponibilizado até dezembro de 2023. A adesão ao modelo terá caráter voluntário por parte dos órgãos públicos.