Compromisso prioritário da Prefeitura de Natal, o Hospital Público Municipal está prestes a sair do papel e virar uma realidade para os usuários da rede pública de saúde. A unidade será construída em um terreno próprio, no bairro Pitimbu. O projeto completo prevê a aplicação de R$ 135 milhões em investimentos. O prefeito Álvaro Dias e sua equipe trabalham pela evolução do processo. Atualmente, a administração aguarda parecer dos técnicos da Caixa Econômica Federal para iniciar a licitação da obra.
“Vamos entregar ao cidadão natalense um hospital próprio, moderno, estruturado e de alta qualidade. A nossa expectativa é de que no primeiro semestre de 2023 a gente possa iniciar a construção”, afirma o prefeito. O Hospital vai dotar o município de uma unidade de referência para atendimento de serviços de urgência e emergência obstétrica e ginecológica, cirurgias eletivas e internação geral, além de um moderno centro de diagnóstico por imagem, permitindo com isso a absorção de, pelo menos, três unidades de saúde, proporcionando serviços mais especializados e cada vez mais qualificados para toda a população natalense, abrangendo 218 leitos de internação, 40 de UTI e 10 leitos PPP.
A unidade vai oferecer atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde da cidade do Natal, que conta com uma população de mais de 800 mil habitantes, podendo abranger usuários do SUS de outros municípios do Rio Grande do Norte, com as devidas pactuações que o sistema de saúde prevê.
Em sua estrutura estão previstas salas de Urgências e Emergências; realização de Cirurgias Eletivas Reguladas; Internação Maternidade, Ginecologia, Pediatria, Neonatal, Clínica Geral e Cirúrgica; UTIs Neonatal, Pediátrica e Adulta; Centro Cirúrgico (08 Salas); Centro de Diagnóstico; Logística: Armazenagem; Manutenção; Manejo de Resíduos; Cozinha; Lactário; Lavanderia; CME; Laboratório; Hotelaria; e Farmácia.
As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h a pacientes adultos e pediátricos com traumas ortopédicos de baixa complexidade e atendimentos ginecológicos e obstétricos para gestantes de risco habitual e alto risco.
O Hospital Municipal de Natal será construído numa área de 26 mil metros quadrados, em frente à UPA de Cidade Satélite. Uma vez finalizada, a unidade terá sete pavimentos para atender a diversas especialidades, como ginecologia, obstetrícia e atendimento neonatal.