O presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 21ª Região, Bento Herculano, revelou nesta segunda-feira (22) que a Corte fará uma audiência pública com os seis advogados que concorrem à função de desembargador trabalhista. A informação foi dada durante a reunião em que o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, fez a entrega oficial da lista sêxtupla ao Quinto Constitucional do TRT21.
A audiência pública, segundo o desembargador Bento Herculano, será uma oportunidade para que os componentes da lista sêxtupla se apresentem à Corte e respondam a questionamentos dos desembargadores.
O presidente do TRT21 ainda revelou no encontro desta segunda-feira que a tendência é que a instituição promova uma votação aberta, com os desembargadores declarando seus votos na sessão de escolha. “Evidentemente, os desembargadores terão suas opções, mas garantimos que o processo será feito com toda a isenção”, pontuou Bento Herculano, que elogiou a OAB/RN pela maneira como compôs a lista dos seis representantes da advocacia potiguar para a função, via eleição direta. “Vejo que a OAB adotou a forma mais democrática de escolher os nomes da classe para o Quinto Constitucional”, definiu o desembargador.
O pleito do Quinto Constitucional do TRT21 na OAB/RN ocorreu no último dia 12 de julho, sendo a primeira vez em que os advogados potiguares puderam escolher em eleição direta os seus representantes para a Corte Trabalhista do RN. A lista sêxtupla definida na votação dos advogados será apreciada pelos membros do TRT e reduzida pelos desembargadores a uma lista tríplice. Os três nomes que forem escolhidos no Tribunal serão remetidos ao Presidente da República, a quem caberá decidir aquele que vai preencher a vaga aberta na Corte Trabalhista, em decorrência do falecimento do desembargador Júnior Rêgo, no início do ano.