O Governo Federal, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), promove, nos dias 21 e 22 de março a partir das 9h, o I Encontro dos Municípios-Polo do G52. O evento acontece em Natal (RN) e contará com a participação do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
O evento reúne os 52 municípios que integram a rede de cidades intermediárias criada pela Sudene para viabilizar a interiorização de ações de desenvolvimento regional. A proposta é criar uma oportunidade para viabilização de parcerias e intercâmbio de experiências na gestão municipal, proporcionando aos participantes um ambiente de aproximação entre os municípios, entes federais, especialistas e instituições de fomento ao desenvolvimento regional.
Durante os dias de evento, estão programadas apresentações institucionais, debates entre os prefeitos, exposições de instituições parceiras e uma mostra de produtos que caracterizam as atividades produtivas dos municípios. A abertura do encontro, na manhã do dia 21 de março, será comandada pelo ministro Rogério Marinho. O titular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai apresentar ações da pasta envolvendo programas e projetos conduzidos na área de atuação da Sudene. A exposição é seguida por um debate entre o ministério, a Sudene e os prefeitos. Pela tarde, ocorrem apresentações da superintendência, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Banco do Nordeste e Sebrae, com foco nas ações estratégias das instituições para 2022.
A programação do segundo dia traz painéis temáticos, sendo o primeiro deles com o tema “Rotas da Integração Nacional e fortalecimento de capacidades governativas”. A exposição conta com a participação do MDR e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O momento seguinte aborda o assunto “Cidades Inteligentes, conectividade e 5G”, com a presença do MAPA e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O encontro do G52 também promove uma mostra de produtos, dando visibilidade às atividades de empreendedores de cada um dos municípios participantes, organizados por estado.
Linhas de crédito e empreendedorismo
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentará os resultados das operações do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), uma das maiores linhas de crédito para apoio aos microeemprendedores, produtores rurais e empresas. A instituição bancária também vai tirar dúvidas dos prefeitos sobre acesso aos recursos pelo público. Da mesma forma que o ministério do Desenvolvimento Regional e a Sudene, o BNB participa do estabelecimento das diretrizes e prioridades da aplicação de recursos do fundo. Para 2022, o orçamento disponível para contratação em toda a área da Sudene é de R$ 26,6 bilhões.
Já o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro da Sudene no evento, dará destaque às ações da instituição para oferecer capacitação aos empreendedores na área da Sudene.
O G52
Os 52 municípios participantes do G52 fazem parte de uma iniciativa da Sudene para, a partir da influência exercidas por estes polos, descentralizar as ações de estímulo à economia, acesso ao crédito e desenvolvimento social, promovendo a interiorização de ações e projetos considerados prioritários.
O G52 foi consolidado a partir do conceito de cidades intermediárias proposto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constitui a estratégia territorial para viabilização das iniciativas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Os municípios que integram o grupo representam 6,5% do Produto Interno Bruto nacional e 46% do PIB do Nordeste. Cerca de 20 milhões de pessoas (34,5% da população nordestina) vivem nestas localidades.
Confira os municípios que integram o G52:
- Alagoas: Arapiraca e Maceió;
- Bahia: Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista;
- Ceará: Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral;
- Maranhão: Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís;
- Paraíba: Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa;
- Pernambuco: Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e Recife;
- Piauí: Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina;
- Rio Grande do Norte: Caicó, Mossoró e Natal;
- Sergipe: Aracaju e Itabaiana;
- Espírito Santo: Colatina e São Mateus;
- Minas Gerais: Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni.