Mesmo para quem é capacitado e tem experiência, as chances de conseguir emprego nesse cenário competitivo são difíceis, uma vez que as exigências do mercado são crescentes. A boa notícia é que, além da iniciativa privada, com programas como o Senac Empregabilidade, os poderes públicos estão atuando como facilitadores e agentes de capacitação da população que tanto deseja se qualificar e para se inserir no mercado a fim de ganhar experiência. A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas), possui algumas iniciativas com esse foco.
O titular da Semtas, secretário Helder Fernandes, diz que a Prefeitura do Natal vem ofertando mensalmente em torno de 21 turmas nos Centros Públicos de Emprego Trabalho e Renda e nos Centros de Referência de Qualificação para o Trabalho e mais 23 turmas nas Comunidades das 04 Regiões Administrativas de Natal, através de parcerias institucionais de apoio estrutural. Esses cursos totalizam 44 turmas, algo como 700 vagas para o Programa de Qualificação Técnica, Tecnológica, Social, Profissional Continuada nos eixos de serviços, tecnológico, alimentos, trabalhos manuais e de imagem pessoal.
“São cursos em diversas modalidades, nas áreas de corte, costura, produção de artesanato, corte de cabelo, barbeiro, informática. Trabalhamos em diversas frentes para promover a capacitação e a inserção dos natalenses no mundo do trabalho”, destaca o secretário.
O objetivo da gestão municipal é facilitar ao máximo o acesso dos cidadãos da capital potiguar a esses programas de qualificação. Os números alcançados pela iniciativa são expressivos. “Tínhamos um planejamento para qualificar 4.000 pessoas no ano de 2019, através do Programa de Qualificação Técnica, no entanto, podemos fechar o ano com 5.000 pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. A Semtas está pronta para acolher e atender a demanda existente”, garante Helder.
O mercado é competitivo e não abre espaço para quem dorme no ponto. Opções para se capacitar não faltam. Então é hora de driblar o pessimismo, se qualificar e ir em busca da conquista dos seus objetivos.