“Estamos orgulhosos de chegar até aqui depois de passarmos por tantas adaptações, incluindo uma pandemia”. A fala emocionada da formanda Andreia Araújo representou o sentimento de missão cumprida dos 13 alunos, concluintes do curso Técnico em Enfermagem do Senac Zona Norte, na cerimônia de formatura realizada no último sábado (04), no Solar Imperial Recepções. O evento foi marcado pelos discursos emocionados dos alunos concluintes e pela entrega dos diplomas aos, agora, técnicos em enfermagem, formados pelo Senac RN.
Iniciada em 2020, a turma teve como maior desafio resistir ao período da pandemia, que obrigou a suspensão das aulas presenciais, e continuar firme em busca da realização do sonho profissional. “Essa conquista foi possível também graças ao apoio das nossas famílias, professores e funcionários do Senac. Cada incentivo que recebemos da Instituição foi muito importante para passarmos pelos períodos mais difíceis. As experiências que tive durante o curso e, em especial no estágio supervisionado, foram um divisor de águas para mim. Consegui unir o conhecimento teórico com a prática, fazendo jus ao que aprendi com os instrutores”, relembra a oradora em seu discurso.
Devidamente diplomados, os novos profissionais técnicos em enfermagem terão no currículo o selo de excelência de formação Senac e estão habilitados para trabalhar em diversos locais, tais como, clínicas, hospitais, asilos, Home Care, unidades básicas de saúde, centros de parto normal, unidades de pronto atendimento e escolas, onde estarão capacitados para auxiliar enfermeiros nos atendimentos de pacientes em diferentes níveis de gravidade.
O curso de Técnico em Enfermagem do Senac RN utiliza o modelo pedagógico de desenvolvimento de competências e habilidades através do ensino-aprendizagem contínua, com aulas expositivas e práticas realizadas em laboratórios que simulam o ambiente hospitalar. As aulas são realizadas exclusivamente no formato presencial, nas unidades do Centro e Zona Norte, com uma carga horária de 1.600h. Para se formar o aluno precisa realizar o estágio supervisionais obrigatório com carga horária de 400 horas, distribuídas ao longo do curso, em um empreendimento da área da saúde. Atualmente, o Senac RN tem convênio com hospitais públicos e privados da capital potiguar.
“Temos um trabalho constante em aprimorar nossa metodologia de ensino para que nossos alunos saiam qualificados e sintonizados com o que o mercado de trabalho precisa. Para isso, nosso principal diferencial é o foco na realização de atividades práticas em laboratórios e os estágios obrigatórios, que juntos correspondem a quase 60% da carga horária total do curso”, explicou a coordenadora do eixo de Saúde do Senac RN, Janaína Santos.
Além dos formandos e convidados, participaram do evento o gestor do Senac Zona Norte, Paulo Barros; a coordenadora do eixo de Saúde do Senac RN, Janaína Santos; a psicóloga educacional, Emanuelle Araújo; e o supervisor pedagógico, Flávio Souto.
“Nossos concluintes estão de parabéns por se dedicarem tanto, em meio as adversidades, para conquistar essa formação, que tem em sua missão cuidar de vidas. Trabalhar na área da saúde é um gesto de nobreza e heroísmo e devemos sempre aplaudir os profissionais que investem suas próprias vidas nessa missão. Hoje nossos formandos começam a criar seu futuro profissional com a certeza de que o primeiro e mais importante passo já foi dado: o da qualificação. Para o Senac é uma honra ter sido escolhido para estar com eles nessa jornada”, parabenizou o gestor do Senac Zona Norte, Paulo Barros.