Capacitar profissionais para consultoria sobre boas práticas e controles operacionais previstos na NBR 15635 – Norma Técnica da ABNT para serviços de alimentação. Esse foi um dos principais objetivos do Curso de Formação de Consultores do Programa de Alimentos Seguros (PAS) Mesa, Distribuição e Hospitalar, realizado no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.
Técnicos do Programa Senac de Segurança Alimentar (PSSA) dos regionais do Senac com atuação em dez estados brasileiros participara, da formação, que contou com aulas téoricas e práticas e visitas técnicas em empresas potiguares certificadas pelo Senac RN no Programa de Alimentos Seguros – PAS.
O diretor regional do Senac, Raniery Pimenta, participou da abertura do curso e destacou a atuação do Programa no segmento local. “O Senac RN certifica, anualmente, uma média de 10 a 12 empresas no Programa Senac Segurança Alimentar (PSSA). Somos constantemente procurados pelos empresários que reconhecem a necessidade da certificação, como um diferencial competitivo e segurança para seus clientes, como também sabem da seriedade e responsabilidade da auditoria que o programa executa em seus estabelecimentos”, disse o diretor.
O curso foi ministrado pela consultora e multiplicadora do PSSA Nacional, Isaura Clemente, que é especialista em Gestão Ambiental e Gestão de Negócios e Alimentos, e teve uma metodologia que contemplou as Boas Práticas e NBR 15.635 – norma oficial que especifica os requisitos de boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas para o consumo.
A assessora de educação profissional do Senac Nacional, Daniela Brito, foi uma das convidadas para acompanhar a formação dos profissionais. Ela enfatizou sobre a responsabilidade da instituição em promover capacitações que assegurem a sociedade a segurança sanitária e de higiene no segmento.
“O Senac tem como objetivo desenvolver e qualificar profissionais para atuarem de forma competente e responsável no mercado de trabalho. Especialmente depois desse momento de pandemia e de isolamento, onde todos esses temas de saúde e segurança foram observados em todas as áreas da sociedade. Especialmente nos setores de gastronomia e hotelaria, ele ganha um foco muito maior e passa a ser observado não apenas nesse setor, como também toda a população passa a observar esses setores de forma mais crítica. Então, esse curso é de extrema relevância para o Senac e para a população de um modo geral”, declarou a assessora.
Participam da formação, técnicos dos estados do RN, CE, PB, BA, AL, MS, PA, RJ e PE, além do DF.