O presidente da Assembleia Legislativa e do PSDB no Estado, Ezequiel Ferreira, está acelerando o projeto de reorganização do seu partido em Natal e Mossoró, os dois principais colégios eleitorais do RN.
A ideia imediata, obviamente, é preparar a legenda para disputar as eleições municipais do próximo ano, com prioridade para ter uma base forte de candidatos a vereador. As capitais do Estado e do Oeste, claro, são estratégicas nessa verdadeira reconstrução tucana.
Em Natal, por exemplo, Ezequiel já atraiu para o PSDB quatro novos vereadores: Herbert Sena, ex-PL e já indicado para presidir o diretório municipal; Aldo Clemente, antes no PDT; Klaus Araújo e, mais recentemente, anunciou também os ingressos de Anderson Lopes e Hermes Câmara no ninho tucano. Klaus e Anderson estavam no Solidariedade; Hermes, no PTB.
Somente com isso, o presidente da ALRN mais que dobrou a bancada original do PSDB na Câmara Municipal de Natal, onde contava com três vereadores: Kleber Fernandes, Aroldo Alves e Chagas Catarino. Só que não vai ficar todo mundo no ninho. Os três mais antigos estão em movimento de saída do PSDB, devido a acordos anteriores e planos próprios.
Em Mossoró, Ezequiel fechou acordo com o presidente da Câmara, Lawrence Amorim, que está deixando o Solidariedade. Lawrence é nome cotado tanto para a sua reeleição, quanto para a chapa majoritária, como eventual candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil).
O líder tucano, dessa forma, está seguindo a cartilha de fortalecer o seu partido para as eleições do próximo ano. Mas o olhar dele vai mais longe, já está em 2026, quando será realizada a eleição que interessa mais a Ezequiel: a dele próprio.
Com o projeto de ser candidato a senador ou, dependendo da conjuntura da época, até mesmo a governador, Ezequiel Ferreira já está com seu projeto em curso. Aliás, desde o início do ano, quando costurou sua permanência como presidente da Assembleia Legislativa por mais quatro anos. O que fará com que ele termine o período somando 12 anos à frente do Palácio José Augusto, sendo o político com mais tempo no cargo, em toda a história da Assembleia.
A rota de Ezequiel Ferreira, portanto, já está traçada. As alianças em série fechadas com vereadores natalenses e mossoroenses nos últimos dias são apenas uma etapa desse plano de chegar a 2026 cada vez mais musculoso politicamente.