Embora ainda longe da realidade do cidadão que não vive da política, a eleição municipal de 2024 já está em ritmo de contagem regressiva entre os que vivem o dia-a-dia partidário.
Tanto que não faltam nomes em potencial para disputar a Prefeitura de Natal no próximo ano. Isto nos polos de esquerda, direita e também no centro.
O PT é uma das representações que já têm um norte a seguir. Esse norte tem nome e sobrenome: Natália Bonavides.
A deputada federal lançou sua pretensão eleitoral há alguns meses e conta desde então com todo o apoio do PT potiguar.
Ocorre que essa definição não depende unicamente do Partido dos Trabalhadores. A legenda integra uma federação com PV e PCdoB válida até 2026 e terá que tomar uma posição conjunta com as duas siglas aliadas. E o PV também já tem lançada a pré-candidatura da deputada estadual Eudiane Macedo.
Uma possibilidade que vem sendo tratada de maneira respeitosa. E nem poderia ser diferente. Em entrevista ao Jornal 91 (91 FM Natal) nesta terça-feira, 27, o deputado federal Fernando Mineiro foi questionado a respeito e disse considerar o projeto de Eudiane legítimo, mas reforçou a intenção do PT com sua própria postulação.
Este é o tom que o PT adota. Um tom diplomático.
Mas até o mais conciliador dos petistas em Natal e no Estado sabe que o partido não vai abrir mão de ter Natália Bonavides como sua candidata à Prefeitura.
Fica a dúvida como vai alinhar essa decisão com Eudiane Macedo e o PV, convencendo-os e aos outros aliados a dar suporte à cabeça de chapa petista, sem que tenham chance de ver o inverso acontecer — isto é, do PT apoiá-los, ao invés de sempre exigir ser apoiado.
É uma das pontas que precisam ser amarradas na cena eleitoral de Natal e cujo desfecho gera expectativa desde já.