Não é segredo para ninguém que o Brasil passa por uma severa crise econômica. A face mais cruel desse momento de estagnação econômica é evidenciada pelo número de desempregados. Essa sistemática se replica nos demais entes da federação com Estados e Municípios também sofrendo os reflexos do cenário negativo atual. O ambiente pode evidenciar um momento desfavorável, mas existem iniciativas que estão sendo executadas e que estão ajudando a mudar essa realidade.
Ao longo da semana, o Portal HD mostrou exemplos de ações destinadas a qualificar e introduzir pessoas no mercado de trabalho. São iniciativas que têm resultados positivos a exibir. Todos reveladores de que há um caminho aberto a ser trilhado para melhorar os índices de emprego em Natal e no Rio Grande do Norte.
Um exemplo disso é o programa Senac Empregabilidade, que chega a formar e encaminhar para o mercado de trabalho mais de 1.000 jovens por ano. Um vasto banco de dados formado por 1.500 empresas cadastradas é municiado permanentemente com os egressos do programa. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/RN), Marcelo Queiroz, comanda o sistema no qual o Senac é parte integrante e ressalta os diferenciais da ação: “Os nossos processos são muito bem planejados, por isso, temos conseguido êxito com o Sesc Empregabilidade. O nosso alto índice de empregabilidade atesta o que estamos dizendo: 85% dos nossos alunos conseguem ocupação, já que formamos profissionais alinhados com as necessidades reais e atuais das empresas. São realmente profissionais qualificados para enfrentar o seu dia a dia. Tenho certeza de que isso faz toda a diferença no mercado”.
É boa notícia também o fato de as inciativas do gênero não estarem restritas ao campo privado. As gestões públicas também perceberam que podem e devem contribuir na qualificação e inserção dos cidadãos no mundo do trabalho. A Prefeitura do Natal é uma delas e vem executando uma forte política de capacitação profissional e intermediação de mão de obra. A meta para 2019, que era de qualificar 4.500 pessoas, já foi atingida dois meses antes de terminar o ano e agora foi reformulada para beneficiar 5.000 pessoas.
Mesmo com os bons números, a Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas), responsável por gerir os programas do município no setor, não se acomodou e já planeja um incremento de vagas também para 2020. “No próximo ano, apesar de não termos fechado ainda nosso planejamento, acreditamos que estaremos certificando e capacitando para o mundo do trabalho 50% a mais de pessoas que em 2019”, revela o titular da Semtas, Helder Fernandes.
O secretário adianta que o Programa de Qualificação Técnica, Tecnológica, Social, Profissional Continuada passa por constante aperfeiçoamento. “Estamos ultimando os detalhes para lançar o nosso banco de empregos com o intuito de melhorar esse aspecto da intermediação da mão de obra que qualificamos para o mercado. Além disso, iremos promover o ‘Café com o Empresário´, para que os empregadores conheçam mais de perto as pessoas que estamos capacitando. Essa aproximação será muito benéfica para todos”, antecipa ele.
Quem precisa de trabalho, portanto, deve ficar atento, se informar e buscar um lugar nos programas de qualificação e intermediação com o mercado. Oportunidades existem e são oferecidas tanto pela iniciativa privada quanto pelo Poder Público.