A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), está avançando na ampliação e modernização da iluminação de logradouros e equipamentos públicos da cidade de Natal. Somente no primeiro semestre de 2023, a Semsur implantou o sistema de iluminação em LED em cerca de 80 equipamentos públicos situados nas quatro regiões da capital potiguar.
O Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Semsur promoveu a substituição de antigas luminárias de vapor de sódio e a ampliação com LED da rede de iluminação de diversos pontos da cidade. A nova iluminação contempla praças, alamedas, campos de futebol, quadras poliesportivas, áreas de lazer e até lagoa de captação. Dentre os projetos contemplados, destacam-se 21 praças, iluminação das praias do Meio e dos Artistas, do Bosque das Mangueiras, Centro Desportivo e Área de Lazer do Panatis, Escadaria de Mãe Luíza, entre outros.
De acordo com o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, a modernização da iluminação pública é uma obra de grande impacto social na segurança, mobilidade da população e garante mais economia no consumo da energia elétrica paga pelo contribuinte municipal. Irapoã citou as muitas vantagens das lâmpadas de LED, como durabilidade e vida útil mais longa, reduzindo custos com trocas. “O LED tem melhor eficiência de iluminação se comparado às lâmpadas comuns, valorizando os espaços urbanos e aumentando a segurança da população no período noturno. Além disso, embeleza as ruas, avenidas e praças, valorizando os imóveis e melhorando a qualidade de vida da população”, afirma.
Nos projetos implantados pela Prefeitura do Natal, no primeiro semestre deste ano, foram utilizadas luminárias LED com potência que variam de acordo com o perfil de cada equipamento urbano. Em áreas abertas como o espaço da prática de surf e beach soccer das Praias do Meio e dos Artistas, foram implantados projetores de 1000 watts. Nas quadras e campos de futebol foram usadas luminárias de 220, 440 e 660 watts, variando de acordo com a dimensão da área. Nas alamedas, as lâmpadas utilizadas foram de 60 e 100 watts.
Já nas praças, as luminárias implantadas variam de acordo com o projeto específico década equipamento. Nos postes de 12 a 14 metros, por exemplo, foram usadas luminárias de 200 watts. “Mas existem praças que possuem alameda, quadra poliesportiva, mini-campo, quadra de vôlei e até pista de bicicross, merecendo projeto específico de iluminação para cada área”, explica Cromácio Barros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Semsur.