Alusiva às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, a Polícia Militar do Estado do RN juntamente com a Diretoria de Saúde da PM realizará uma palestra com o tema “Mitos e verdades a cerca do câncer de mama e próstata” ministrada pelo Tenente Coronel PM Rodrigo Bastos -Urologista (Câncer de Próstata), Dra. Adriana Betina e Dra. Nicoli Serquiz – Mastologistas (Câncer de Mama).
A palestra, destinada a policiais militares, será realizada no dia 15 de outubro (terça-feira) às 9h no auditório do Silvio Piza Pedrosa, localizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, Av. Rodrigues Alves, s/n, Tirol – Natal/RN.
Já no dia 22 de outubro (terça-feira), será realizado um mutirão de atendimento nas especialidades de ginecologia, mastologia e urologia.
O mutirão será destinado a policiais militares, seus dependentes e servidores civis, com atendimento das 8h às 12h, no Centro Clínico Coronel José Carlos Passos (Centro Clínico da PM), localizado na Av. Alexandrino de Alencar. As fichas para atendimento serão distribuídas no local.
Na ocasião do mutirão, aqueles que forem para o atendimento médico deverão preferencialmente levar exames laboratoriais e de imagens, inclusive mamografia.
Na campanha do ano de 2018 foram 76 consultas em ginecologia e mastologia, 25 consultas em urologia, sendo realizados exames de PSA, ultrassonografia mamaria e ultrassonografia de próstata.
CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor.
Os principais sintomas são: Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo); Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; Saída espontânea de líquido dos mamilos.
CÂNCER DE PRÓSTATA
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.
Os sintomas mais comuns do tumor são: Dificuldade de urinar; Frequência urinária alterada, e; Diminuição da força do jato de urina, entre outros.
Fonte: PM/RN