O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, cumpriu agenda de visitas ao estado de Santa Catarina, entre os dias 06 e 08 de fevereiro, com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas e conhecer o Instituto DEL. Inaugurado no mês de janeiro, o Instituto tem a missão de fazer a gestão do Programa DEL no Brasil e de representar a entidade holandesa Green Destinations, uma das três organizações certificadoras em turismo sustentável no mundo reconhecida pelas Organização das Nações Unidas.
Na ocasião, foram apresentados os resultados do Programa em âmbito nacional, desafios para expansão em 2023 e discutidas formas de fortalecimento da iniciativa.
O evento foi conduzido pelo presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, e teve participação do vice-presidente da Fecomércio e da Micro e Pequena Empresa na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Itamar Manso; do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, Valmir Rodrigues da Silva; do diretor da Facics, Ernesto Reck, e do diretor do Senac RN, Raniery Pimenta, além de equipe técnica das entidades.
Sérgio Alves destacou a importância da integração entre as entidades empresariais com foco no fortalecimento de ações.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, comentou que o DEL é uma metodologia alemã para gestão do desenvolvimento econômico, com foco no fortalecimento de municípios de pequeno e médio portes.
“O objetivo é aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos locais onde é implantado. Nós aderimos ao programa em 2017 e adaptamos a metodologia às necessidades de municípios potiguares. Ao todo, já são 10 cidades que aderiram ao DEL: São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Tibau, Galinhos, Porto do Mangue e Apodi, no formato Turismo; e Assú, São José de Mipibu e Macaíba, no formato econômico”, explicou.
O DEL é formado por Conselho e Câmaras Técnicas e une os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada e técnicos, para trabalharem de forma conjunta. Com consultoria do Sistema Fecomércio, por meio do Senac RN, é prevista a elaboração e implementação da Política Desenvolvimento Local do município, por meio da instituição de um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável e garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade.
Agenda
A agenda em Santa Catarina também contou com visitas técnicas na Fecomércio SC, recebidos pelo presidente Helio Dagnoni, e ao Senac SC.
No encontro, foram apresentados projetos estratégicos desenvolvidos pelas entidades no estado, com possibilidade de desenvolvimento de projetos bilaterais de transferência de conhecimentos nos segmentos de inteligência, tecnologias educacionais e inovação pedagógica.