Durante reunião do conselho do governo, o assunto de um novo contingenciamento no Orçamento da União foi discutido. A medida entraria em vigor a partir de julho.
Na reunião, realizada na última terça-feira (2), integrantes da equipe econômica fizeram uma explanação sobre a situação orçamentária do governo aos ministros presentes. O presidente Jair Bolsonaro também estava presente e participou do encontro.
Segundo informações apuradas pelo Blog da Andréia Sadi, a possibilidade de um novo contingenciamento no Orçamento pode ser confirmado na próxima reunião da junta orçamentária em julho. Caso aconteça, será o terceiro bloqueio do ano no Orçamento.
O contingenciamento ocorre quando o governo bloqueia a execução de parte do Orçamento por causa da previsão de não ter receita suficiente. Normalmente, atinge as despesas que não são obrigatórias por lei, como investimentos e custeio em geral. O bloqueio pode ser revertido caso a previsão de receita melhore.
Nas palavras de um integrante da equipe econômica, tudo passa pela votação da reforma da Previdência. Se a proposta for aprovada antes do recesso parlamentar, na avaliação de auxiliares do presidente, o ambiente melhora e o contingenciamento pode não ocorrer agora.
O governo não trabalha com adiamentos na votação. Nas contas da equipe econômica, a proposta estará aprovada nas duas Casas até outubro.
Fonte: Blog da Andréia Sadi
Foto: Divulgação