O aplicativo Natal Digital está disponibilizando uma Autoavaliação para o cidadão e informações sobre o novo Coronavírus (Covid-19) em seu Guia de Serviços. Ao pressionar a digital no ícone Coronavírus, o internauta acessa esses itens.
A Autoavaliação sobre os sintomas da Covid-19 é feita em 12 passos. São eles idade e gênero, quadro de cansaço, corrimento nasal (coriza), dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor de garganta, dores no corpo, febre, diarreia e tosse. O app ainda pergunta se o internauta teve contato com alguém que apresentou os mesmos sintomas nos últimos 14 dias e também contato com alguém que apresentou teste positivo ao Coronavírus.
As últimas questões dizem respeito ao número de pessoas com quem o internauta mora e se ele se enquadra no grupo de risco, como gestantes, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, cardiovasculares, diabéticos, hipertensos e fumantes, pessoas com imunidade mais baixa ou saúde já debilitada e profissionais da área de saúde.
Concluído o questionário, o app emite um resultado de acordo com as respostas do internauta, e orienta para seguir as dicas de prevenção e ficar atento para o surgimento dos sintomas de febre ou dificuldade para respirar, caso o teste tenha dado negativo. Em caso de dúvidas, o app orienta o internauta a procurar a unidade de saúde mais próxima.
Na Página de Informações sobre o Coronavírus, o cidadão assim que acessa vê a atualização do quadro epidemiológico no município. Até ontem (12.04), os números apontavam para 697 casos descartados, 1432 casos suspeitos, 148 casos confirmados e quatro óbitos. A fonte é a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O app também apresenta gráficos sobre o Coronavírus em Natal, com dois mapas de calor, um mapa de casos confirmados delimitados por bairro e uma linha do tempo.
As medidas adotadas pela Prefeitura até o momento no combate à propagação do Coronavírus também estão na Página de Informações. Elas são traduzidas em ações e investimentos em saúde, como, por exemplo, a elaboração do Plano de Contingência com ações e atividades a serem adotadas pela rede de atenção, profissionais e população em geral; atenção com os contribuintes, cuidados com o cidadão, valorização e mais mecanismos de trabalho e capacitação dos servidores, prevenção e apoio aos alunos da rede municipal de ensino, apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e proteção às mulheres vítimas de violência.
Rolando a barra do feed, o cidadão vai encontrar tudo sobre o novo Coronavírus (Covid-19), como contágio, transmissão, sintomas e como agir em caso de sintoma(s). O hotsite hospeda ainda um link de notícias do portal da Prefeitura do Natal atualizado diariamente e uma galeria de vídeos diversos sobre a Covid-19, inclusive o da Campanha Natal Solidária de doações.
De acordo com a secretária adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Carolina Maria Barbosa, os dois serviços disponibilizados no app Natal Digital ajudam a minimizar a dúvida e a angústia que o cidadão possa sentir diante do grave quadro de pandemia causado pela Covid-19. “A ideia é que os serviços possam ser disponibilizados para trazer um pouco mais de informação, conhecimento e tranquilidade à população”, observou Carolina Barbosa.
Para acessar o Natal Digital, é fácil e rápido. O usuário vai em sua loja de aplicativos no smartphone, tecla Natal Digital e baixa o app, disponível nas lojas da Google Play (Android) e Apple (iOS) de forma gratuita à população. e outro para acessar a Página de Informações.