Na 12ª rodada da Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira (08), Lula abre 18 pontos percentuais sobre Bolsonaro e pode vencer no 1º turno. Lula oscilou um ponto percentual para cima e Jair Bolsonaro dois pontos para baixo nas intenções de voto.
O levantamento estimulado mostra que Lula alcançou o maior índice de intenções de voto dos últimos seis meses. Considerando apenas votos válidos — são descartados indecisos, brancos e nulos — o ex-presidente aparece com 52,87% das intenções de voto.
Na pesquisa espontânea, o crescimento de Lula foi ainda maior. O ex-presidente cresceu 4 pontos percentuais, chegando a 32% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscilou 2 pontos percentuais para baixo e registrou 20%.
Na primeiro cenário da estimulada, em que todos os nomes pré-candidatos à Presidência são apresentados, Lula marcou 46%, Bolsonaro 30%, Ciro Gomes 7%, André Janones 2% e Simone Tebet 1%. Brancos e Nulos representam 6% e 7% das pessoas disseram que não irão votar.
No segundo cenário, sem Janones, Lula oscila um ponto para cima e alcança 47%, Bolsonaro oscila 2 pontos para baixo e registra 29% e Ciro e Tebet oscilam 2 pontos e apresentam 9% e 3%, respectivamente.
Sem Tebet, no terceiro cenário da estimulada, Lula oscila um ponto para cima em comparação ao segundo e chega a 48% das intenções de voto. Bolsonaro também registra uma oscilação de um ponto para cima e chega a 30%. Ciro mantém 9% e Janones apresenta 3%.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 2 e 5/6, 2000 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03552/2022.