Os contribuintes do Imposto de Renda 2021 precisam ficar atentos e consultar a plataforma da Receita para saber se entrou na lista da malha fina. Segundo dados da Receita Federal, o órgão federal tem até o momento, 600 mil declarações na malha fina, número que pode chegar a 1 milhão ao considerar o total de documentos na malha fina de anos anteriores, que já somam 400 mil.
Na maioria dos casos, as declarações entram para a malha fina do IR por erros cometidos pelos próprios contribuintes. Neste caso, as ocorrências mais comuns são a omissão em prestar a informação acerca de rendimentos do titular ou de seus dependentes, bem como erros ao informar gastos com saúde ou a inclusão de dependentes que não atendem às regras.
600 mil declarações na malha fina. Saiba como resolver
Para resolver os erros que fizeram o contribuinte ter as declarações na malha fina é necessário corrigir a informação errada, enviando uma declaração retificada. Antes disso, há a necessidade de saber porque o documento ficou retido. O contribuinte pode ter acesso a essa informação pelo Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal.
Para realizar este procedimento, é preciso ter um código de acesso e senha para entrar no sistema. O código e senha são feitos com os números recebidos das declarações de 2021 e 2020. A mesma senha do sistema gov.br também possibilita
A criação do código e da senha é feita com os números de recibos das declarações de 2021 e 2020. Também é possível entrar no e-CAC utilizando a senha do sistema gov.br.
Declaração caiu na malha fina? Confira passo a passo
Para dar prosseguimento ao serviço, após o acesso ao centro virtual, confira o passo a passo:
- Depois de acessar o centro virtual, é preciso ir em “Serviços em Destaque”
- Clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato do DIRPF)”
- Para saber qual foi o erro que fez o contribuinte entrar na malha fina, vá em “Pendências de Malha”, depois “Processamento”
- Em “Processamento”, há informações detalhadas sobre o IR no link “Extrato de Processamento”
- Clique no ano e confira os dados
Após ter acesso a declaração IR e saber qual foi o motivo para entrar na malha fina, para realizar a retificação, o cidadão precisa acessar o programa IRPF 2021, quando aparecer uma mensagem alertando sobre uma nova atualização, é necessário clicar em “Atualizar”. No caso da segunda, o usuário precisa ir direto no botão “Retificar”, que fica na tela inicial.
Depois de concluir a alteração dos dados, o cidadão deve ir em “Entregar declaração”, cujo ícone fica do lado esquerdo. Revise os dados, confirme e envie o IR. Depois do prazo de 24h do envio, é possível checar no sistema e-CAC a situação do documento. No caso do documento aceito, a restituição poderá ser liberada pela Receita em breve, em lote residual.