O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte empossou nesta segunda-feira (10) o defensor público Clístenes Mikael de Lima Gadelha como Defensor Público-Geral do estado para o biênio 2022/2023. A solenidade aconteceu no hotel Holiday Inn de forma restrita a membros, servidores e convidados obedecendo as normas de distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19.
A solenidade foi aberta pelo então Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Vinicius Soares Alves, que no momento fez o encerramento da sua gestão com um balanço das entregas administrativas e sociais alcançadas no último quadriênio pela DPE/RN. O número de defensores e defensoras saltou 70%, saindo de 60 profissionais em 2018 para 102 defensores e defensoras em 2021. A quantidade de comarcas atendidas cresceu 200%.
“A caminhada no último quadriênio, ao lado de pessoas tão comprometidas com a defesa da população em situação de vulnerabilidade, nos mostrou que a semeadura de cada um teve a capacidade de transformar a realidade e a vida de muitos potiguares”, registrou o defensor público em seu discurso ao agradecer as parcerias construídos ao longo das duas gestões.
Coube a defensora pública Claudia Queiroz, membro do Conselho Superior da instituição, faz a saudação ao gestor recém-empossado. “A sua juventude de idade e de ideias, aliada a responsabilidade e empatia com que trata todos os defensores públicos, servidores, estagiários e colaboradores que integram a DPE/RN sempre tornam a árdua tarefa de administrar mais leve e repleta de conquistas”, registrou a defensora.
Em seu primeiro discurso após empossado, o defensor público-geral do Rio Grande do Norte, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, relembrou a trajetória dentro da instituição em que ingressou em 2008. “Não tinha noção real do quanto esta instituição poderia modificar a vida das pessoas, inclusive a minha. É preciso viver e mergulhar em seu dia a dia para entender, de forma concreta, a capacidade de transformação social e a indispensabilidade que a Defensoria Pública possui para as pessoas desprovidas de direitos básicos.
Durante sua fala, o gestor traçou ainda as metas e desafios que enfrentará em nome da instituição, principalmente a necessidade de ampliação no quadro de membros da DPE/RN para que seja possível nomear mais defensores públicos e assim atender as 17 comarcas que ainda estão desassistidas pela atividade defensorial. O pleito foi inclusive abraçado pela Governadora Fátima Bezerra que encerrou a solenidade reconhecendo a importância da Defensoria Pública em uma sociedade justa e democrática.
Prestigiaram ainda a solenidade o vice-governador, Antenor Roberto, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Chaves, o promotor de justiça Vinicius Lins Leão, o juiz João Afonso de Morais Pordeus, a vice-presidente da Associação de Defensores Públicos do Rio Grande do Norte, a defensora pública Anna Karina Freitas, a Corregedora Geral da Defensoria Pública, Erika Karina Patrício de Souza, o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, CEl Francisco Araújo, o reitor em exercício da UFRN, Hênio Ferreira Miranda, a reitora da UERN, Cecília Maia, o diretor de comissão do Condege, Clodoaldo Queiroz, o Procurador-Geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, além da 1ª tenente Daniela, representante das forças armadas brasileiras.